Leia um dos Artigos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT:
Art. 6º Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego.
Parágrafo único. Os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio.
Agora, leia as afirmações sobre aos recursos utilizados na linguagem desse texto:
I – O presente do indicativo indica o caráter de imperatividade e obrigatoriedade do texto legal.
II – Os pronomes indefinidos garantem o direito a todos, de maneira igualitária.
III – O conectivo “desde que” indica a condição para que se aplique o Artigo 6º.
IV – A expressão “subordinação jurídica”, composta de substantivo e adjetivo, faz parte do jargão do texto legal.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas listadas acima:
I, III e IV.
III e IV.
I, II, III.
II, III e IV
Respostas
Resposta:
A- I, III e IV.
Explicação:
Marquei essa e ficou correta :)
Resposta:
Alternativa A.
Explicação:
I – Os verbos “distinguir” e “equiparar”, no presente do indicativo, caracterizam o texto legal como impositivo, já que o indicativo é o modo pelo qual o enunciador expressa certeza sobre o fato.
III – O conectivo “desde que” (locução conjuntiva) tem o significado de “com a condição de que” e é sinônimo de “contanto que”, “uma vez que”. No texto, ele indica a condição para que não se distinga entre “o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância”, ou seja, deve existir uma relação de emprego entre as partes envolvidas para que a lei seja aplicada.
IV – “Subordinação” é substantivo, e “jurídica” é o adjetivo que o caracteriza. A expressão é própria do vocabulário técnico do texto normativo, sendo comprovada pelo adjetivo, que significa “relativa à justiça”.
DISTRATORES
II – Não são empregados pronomes indefinidos no texto.