teste de recuperabilidade é uma aplicação do princípio da prudência. Esse princípio evita que o balanço patrimonial apresente números artificiais que possam tornar o resultado patrimonial do balanço mais positivo do que deveria. O teste de recuperabilidade é uma avaliação recorrente de ativos que ocasionam resultados no âmbito da preparação do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis de um determinado exercício. Um contador identificou que a sua equipe havia registrado o teste de recuperabilidade nos seguintes ativos: • estoques de material de uso e consumo; • ativos biológicos; • máquinas e equipamentos; • terrenos avaliados a valor justo. Após essa identificação, o contador solicitou à equipe a correção. Imagine que você é integrante da equipe que vai realizar a correção. Após corrigir, aponte quais são os bens que serão submetidos ao teste de recuperabilidade.
Respostas
Resposta:
• estoques de material de uso e consumo NÃO
• ativos biológicos; NÃO
• máquinas e equipamentos; SIM
• terrenos avaliados a valor justo. NÃO
Os ajustes de perdas e o teste de recuperabilidade aos quais nos referimos aqui são regulados pelo CPC 01, que não inclui os seguintes elementos:
Ativos não circulantes disponíveis para venda, e que são citados no CPC 31;
Estoques;
Ativos biológicos referentes a atividades agrícolas;
Ativos intangíveis resultantes de contratos com seguradoras, quando especificamente citados no CPC 11;
Imóveis comprados para fins de investimentos e mensurados por valor justo;
Ativos adquiridos em contratos de construção;
Ativos diferidos;
Ativos financeiros, quando abrangidos pelos CPCs referentes a instrumentos financeiros e à contabilização de tais ativos.
Em quais ativos o teste de recuperabilidade deve ser aplicado
Os componentes do patrimônio empresarial sujeitos ao teste de impairment são:
Aplicações financeiras da empresa;
Bens do ativo intangível;
Imóveis, quando não contabilizados por valor justo;
Bens que figuram no ativo imobilizado.
Essas são, portanto, as partes do ativo classificados como bens – diferentes, por exemplo, das contas a receber, também alocadas no ativo, mas que são direitos da organização.
Explicação:
Resposta:
Explicação:
Deverá ser feito o registro de perda de valor recuperável somente das máquinas e equipamentos, pois, segundo o CPC 01 (R1), os testes de recuperabilidade não são aplicáveis aos estoques, aos ativos biológicos e às propriedades para investimento avaliados a valor justo — que, nesse caso, é um terreno.