Considera-se que a Guerra Fria iniciou-se por meio de um discurso realizado por Harry Truman, no Congresso americano, em 1947. Nesse discurso, o presidente americano solicitava verba para combater o avanço do comunismo na Europa e alegava que era papel do governo americano combater o avanço da influência soviética. Com isso, iniciou-se a Doutrina Truman, ideologia que englobou as medidas realizadas pelo governo americano para conter o avanço do comunismo na Europa. Uma das etapas dessa doutrina foi o Plano Marshall, o plano de recuperação da Europa destruída pela guerra. O objetivo desse plano era aumentar a influência americana na Europa, e os soviéticos, percebendo isso, proibiram os países de seu bloco a aderirem ao Plano Marshall. [...] NEVES, Daniel. Guerra Fria. Brasil Escola, s.d. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2021. Adaptado para fins didáticos. Fragmento. De acordo com esse texto, a Guerra Fria foi motivada pela batalha pela hegemonia entre dois modelos de governos de orientação operária. disputa entre dois modelos político-ideológicos mundiais. divergência entre dois modelos econômicos planificados. oposição entre diferentes modelos originados da economia de mercado.
Respostas
Resposta:
A motivação da guerra fria foi uma: b) disputa entre dois modelos político-ideológicos mundiais.
A Guerra Fria recebeu esse nome, pois não ocorreu efetivamente uma guerra com os conflitos bélicos. Foi uma guerra ideológica que envolveu o bloco socialista e o bloco capitalista, não houve batalhas, mas sim uma tensão entre os envolvidos.
A Guerra Fria compreendeu um evento de caráter geopolítico que perdurou do final da Segunda Guerra Mundial até o ano de 1991, na queda da União Soviética.
Resultou na vitória do capitalismo e a expansão do mesmo para o restante do mundo. Além da adoção da liberdade econômica e da economia de livre mercado.
Resposta:
letra (a) batalha pela hegemonia entre dois modelos de governos de orientação operária.
Explicação:
Esse conflito foi resultado da disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética, os dois países que saíram com status de potência após a guerra.