Tido como reação ao estresse crônico, cada vez mais o burnout é reconhecido como problema de saúde pública, por sua associação a consequências não só para a saúde (notadamente depressão), mas também socioeconômicas (absenteísmo, rotatividade, aumento de gastos previdenciários). Ganhou status de transtorno psiquiátrico em alguns países (caso da Suécia), enquanto que, na França, obteve receptividade apenas parcial em determinadas categorias, como a dos enfermeiros. Já a legislação brasileira considera o burnout como doença relacionada ao trabalho desde 1999. Porém, seu reconhecimento como tal ainda é escasso, estando sujeito a um jogo de forças que envolve pesquisadores, profissionais de saúde, sindicatos e empresas.
Considerando as características da Síndrome de Burnout, analise as afirmativas a seguir e coloque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Juliana é enfermeira e devido a situação instaurada por conta de uma pandemia, teve que aumentar a sua carga horária de trabalho, pois a demanda de atendimentos aumentou e falta profissionais. A situação instaurada é muito grave, muito trabalho e muitas mortes. No trabalho, dedica-se intensamente aos pacientes, mas quando chega em casa se sente exausta, chora muito, tem insônia e medo de contaminar sua família.
( ) Desde muito pequeno, Jonatan sempre teve o desejo de ser policial. Quando se formou na academia militar, foi a realização de um sonho poder ajudar as pessoas. No entanto, a realidade do seu trabalho ao longo dos anos foi muito difícil, por diversas vezes quase perdeu a vida. Desde o começo do ano tem pego atestados constantes, não tem ânimo para nada e apresenta crises de ansiedade quando pensa que tem que voltar a trabalhar. Fala que o policial não pode mudar a sociedade, sendo seu trabalho em vão.
( ) Doroti é conhecida na Escola Tiradentes como a professora que reclama de tudo. Seu descontamento com a profissão é uma constância em seu discurso, ora em relação ao salário, ora com o governo, ou com as famílias. Fala que não devia ter escolhido esta profissão. Os colegas já nem se importam mais com seu discurso, pois no final do ano seus alunos são sempre destaque.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1:
V; F; F.
Alternativa 2:
F; V; F.
Alternativa 3:
V; V; F.
Alternativa 4:
F; F; V.
Alternativa 5:
V; V; V.
Respostas
Resposta:
F, V, F
Explicação: a sindrome não é causada por um evento, pandemia é um evento, e ver mortes todos os dias causa outros problemas psicologicos, o que não pode associar ao bournet.
Com relação a Síndrome de Burnout, a alternativa que indica a sequência correta é F; V; F (Alternativa 2).
Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout, ou ainda Síndrome do Esgotamento Profissional, corresponde a um estado crônico de tensão emocional e estresse oriundo e diretamente relacionado a condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas que são desgastantes.
Nesse sentido, a situação vivenciada por Juliana, apesar de ser estressante, não configura-se como Síndrome de Burnout por seus sintomas estarem associados a um contexto pandêmico e não à características permanentes e crônicas de seu trabalho.
Do mesmo modo, a situação vivenciada por Doroti não é considerada Síndrome de Burnout apesar de seu descontentamento, pois sua atividade laboral não foi prejudicada, podendo o comportamento de reclamação frequente ser oriundo de um hábito ou de uma característica da personalidade de Doroti.
Aprenda mais sobre Síndrome de Burnout:
https://brainly.com.br/tarefa/28667384
#SPJ2