1- Tanto na História da Literatura quanto da Filosofia o tema sobre o sentido do amor aparece-nos de forma variada e controvertida. Não sem razão as diversas representações do amor seguiram a rotina cultural de cada povo mostrando-nos que os sentimentos individuais e coletivos nem sempre participam da mesma ideia sobre o tema. Entre os Gregos, por exemplo,existiram diversas representações do amor feitas por poetas e filósofos.Assim, no diálogo de Platão chamado O Banquete, um personagem chamado Aristófanes narra uma história sobre o amor que diz: Esse texto foi extraído do diálogo O Banquete de Platão posto na pág.141 do livro Pensando Melhor. Sendo assim, o que significa a frase final do texto ao afirmar que: “o amor recíproco (...) cura a natureza do homem? ”.(1,0 ponto) Marcus Everson 9º *
A) significa que o desejo dos corpos que foram separados por Zeus, tal como nos conta o mito é que faz parte da natureza do homem e da mulher.
B) Significa que a solidão entre os dois corpos que foram abandonados por Zeus, tal como nos conta o mito é que faz curar o homem e a mulher.
C) Significa que o amor apaixonado entre os corpos que foram separados por Zeus, tal como nos conta o mito, é o que une e cura o homem e a mulher.
D) Significa que o amor correspondido entre os dois corpos na mesma medida é o que cura os corpos, antes separados por Zeus tal como narra o mito.
E) significa que o amor fingido é o que levou Zeus separar os corpos tal como nos narra o mito contado por Platão.
2- O clima do “politicamente correto” em que nos mergulharam impede o raciocínio. Este novo senso comum diz que todos os preconceitos são errados. Ao que um amigo observou: “Então vocês têm preconceito contra os preconceitos”. Ele demonstrava que é impossível não ter preconceitos, que vivemos com eles, e que grande quantidade deles nos é útil. Mas, afinal, quais preconceitos são pré-julgamentos danosos? São aqueles que carregam um juízo de valor depreciativo e hostil. Lembre-se do seu tempo de colégio.Quem era alvo dos bullies? Os diferentes. As crianças parecem repetir a história da humanidade: nascem trogloditas, violentas, cruéis com quem não é da tribo, e vão se civilizando aos poucos. Alguns, nem tanto. Serão os que vão conservar esses rótulos pétreos, imutáveis, muitas vezes carregados de ódio contra os “diferentes”, e difíceis (se não impossíveis) de mudar.(Francisco Daudt. Folha de S.Paulo, 07.02.2012. Adaptado.)O artigo citado aborda a relação entre as tendências culturais politicamente corretas e os preconceitos. Com base no texto, pode-se afirmar que a superação dos preconceitos que induzem comportamentos agressivos depende: *
a) da capacidade racional de discriminar entre pré-julgamentos socialmente úteis e preconceitos disseminadores de hostilidade.
b) de uma assimilação integral dos critérios “politicamente corretos” para representar e julgar objetivamente a realidade.
c) da construção de valores coletivos que permitam que cada pessoa diferencie os amigos e os inimigos de sua comunidade.
d) de medidas de natureza jurídica que criminalizem a expressão oral de juízos preconceituosos contra integrantes de minorias.
e) do fortalecimento de valores de natureza religiosa e espiritual, garantidores do amor ao próximo e da convivência pacífica.
3- (Uepa 2015) Leia o texto para responder à questão. Platão: A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões ede seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente. (Citado por: CHATELET, F. História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17) Os argumentos de Platão, filósofo grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica à: *
a) oligarquia
b) república
c) democracia
d) monarquia
e) plutocracia
4- A beleza é no vocabulário platônico, o nome daquilo que atraí o ser humano em tudo que lhe oferece...Complete o período com a alternativa que melhor defina a afirmativa de Platão: *
A) Sabedoria.
B) Satisfação.
C) Conhecimento.
D) Companheirismo.
E) Tranquilidade.
5- No livro “ A República” ao descrever o que poderia ser uma cidade justa, Platão apresenta os passos necessários para uma educação que visa ao amor pleno. Assinale a alternativa que melhor explica a citação acima. *
a) Trata-se de uma educação filosófica pois os filósofos platônicos são entendidos como cidadão que se dedicam a compreender a existência humana e identificar a presença do bem.
b) Trata-se de uma educação onde o aprendizado vem de forma técnica.
c) A Educação é tratada paralelo ao que se conhece como censo comum.
d) A educação é somente aprendida quando passada de geração a geração.
e) N.D.A.
Alguém poderia mim ajudar por favor???
Respostas
respondido por:
0
1. D) Significa que o amor correspondido entre os dois corpos na mesma medida é o que cura os corpos, antes separados por Zeus tal como narra o mito.
2. a) da capacidade racional de discriminar entre pré-julgamentos socialmente úteis e preconceitos disseminadores de hostilidade.
Ocorre que certos pré-julgamentos foram, de certo modo, úteis para o desenvolvimento da humanidade, como forma de cautela, no entanto, deve-se ter cuidado com seus limites, de modo a não gerar danos.
3. c) democracia
4. B) Satisfação.
5. a) Trata-se de uma educação filosófica pois os filósofos platônicos são entendidos como cidadão que se dedicam a compreender a existência humana e identificar a presença do bem.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás