• Matéria: Artes
  • Autor: igorcostadeabreu
  • Perguntado 3 anos atrás

Explique como e na tecnica de pintura conhecida como autoretrato

Respostas

respondido por: arthurscar14
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Resposta: Ainda que a Antiguidade nos ofereça alguns autorretratos, não oferece um ponto de partida para uma história coerente sobre o gênero. Ele ganha força no período medieval. Alguns livros que tratam do autorretrato tendem a dar pouca importância à Idade Média, considerando que logo após a queda do Império Romano seria um período de estagnação na arte, e que o gênero do autorretrato naturalístico e independente não poderia ter existido. Tem-se a ideia de que os artistas medievais eram meramente artesãos que trabalhavam como escravos, subservientes à vontade de Deus. Entretanto, é no Cristianismo da Idade Média que os artistas – preocupados com a própria salvação e escrutínio – revelam o início de uma tradição coerente do autorretrato.

Plotino (204-70 d.C.), o último grande filósofo da antiguidade, que trata da estética de modo particular, é a base para que se desenvolva no período medieval o autorretrato, como um gênero artístico significante. Um egípcio com fluência em grego, Plotino estudou em Alexandria antes de se mudar para Roma. Sua revisão das teorias de Platão o fez ser conhecido como o fundador da escola Neoplatônica, sendo importante destacar que teve grande influência para os primeiros pensadores cristãos como Origen (que estudou com ele em Alexandria), para Santo Agostinho e para a filosofia renascentista. Para Plotino, o autorretrato não é feito baseado na imagem refletida em um espelho, mas no ato de olhar para dentro de si mesmo (HALL, 2014).

A perda de muitas obras medievais torna inadequada uma generalização. Porém, é uma surpresa descobrir quantos autorretratos medievais sobreviveram. Os primeiros exemplos significativos datam do século X. As expressões podem não parecer muito naturais, mas não impedem as imagens de trazerem uma essência particular. A visão do artista como artesão, exposto à mecânica do trabalho artístico se mostra em uma iluminura do século XII, feito pelo padre Rufillus de Weissenau, que retrata um homem ruivo com um rosto longo e magro sentado em uma cadeira de cavalete, embaixo de sua própria inicial “R”, no qual o artista retratado termina de pintar a “cauda” da letra. Trás um poderoso sentido de que o artista individual vive dentro de seu próprio trabalho, e é responsável por ele. (HALL, 2014).

A arte do autorretrato certamente floresceu durante o Renascimento. Pela primeira vez na história sendo produzidos autorretratos naturalísticos e frontais. Até então, o retrato e autorretrato não era como o imaginamos hoje. Era comum que os artistas simplesmente pintassem retratos colocando o nome da pessoa retratada embaixo, sem que houvesse o cuidado de que fosse fiel à imagem real (GOMBRICH, 1999). Na renascença, com a invenção da tinta a óleo por Jan van Eyck (1390-1441), torna-se mais fácil descrever a luz, a textura e os detalhes em uma pintura como nunca antes. Simultaneamente, Filippo Brunellenschi (1377-1446) trabalhava pela primeira vez com a perspectiva de um ponto, o que permitia aos artistas representarem corpos em um dado espaço. Outros tipos de perspectiva foram desenvolvidos também por Giotto, o que demonstra que o século XV foi um período de grande evolução de técnicas já antes conhecidas.

Os espelhos tiveram papel importante nesse processo. É sabido que somente no final do século XVII os espelhos planos de vidro começam a dominar, pois anteriormente eram produzidos em pequenas escala e consequentemente, eram caros. Somente no século XVIII há registros de que os espelhos convexos com a base metálica começaram a ser substituídos por pinturas na decoração das casas. O grande biógrafo de artistas italianos Giorgio Vasari (1511-74), em meados do século XVI, descrevia quando os autorretratos eram feitos “alla sphera” (com um espelho convexo, do tamanho de um pires) ou “allo specchio” (tanto convexo quanto plano, mas provavelmente em um espelho metálico).

A primeira representação de um artista pintando seu próprio autorretrato aparece em um manuscrito francês datado de 1402, escrito pelo autor italiano Giovannio Boccaccio (1313-1375), no qual escreve uma série de biografias em língua latina sobre mulheres famosas (De mulieribus claris – 1374). Em um deles, aparece uma artista da Roma Antiga, “Marcia”, sentada de frente a uma mesa, se retratando com o uso de um pequeno espelho convexo.

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