Respostas
Resposta:O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.
Explicação:
valeu cara espero que te ajude
Resposta:
Os manguezais são a base de um ecossistema biologicamente diversificado, rico e produtivo. Por isso, são lar e local de alimentação de uma série de espécies, muitas das quais estão em extinção. Apesar disso, os manguezais representam menos de 1% de todas as florestas tropicais do mundo. Daí a importância de preservá-los, afinal, eles contribuem significativamente para o bem-estar das comunidades costeiras, sendo fonte de renda e de alimentos para milhares de pessoas.
Esses locais são de grande importância para a fauna aquática e abrigam enorme biodiversidade, com espécies que buscam esse ecossistema para se reproduzirem. O manguezal tem também relevância econômica, com atividades voltadas para a aquicultura, por exemplo. Existem aproximadamente 70 espécies de árvores de mangue identificadas em todo o mundo. Esse tipo de vegetação tem grande relevância para os ambientes litorâneo e marinho.
As árvores de mangue são halófitas, ou seja, plantas que se desenvolvem em condições salgadas. Geralmente lamacento, o solo dos manguezais é rico em matéria orgânica, o que permite a adaptação e o desenvolvimento de uma vegetação típica da região. Sua cobertura de costas e pântanos oferece a muitas espécies diversas de pássaros, mamíferos, crustáceos e peixes um habitat único e insubstituível. Além disso, os manguezais preservam a qualidade da água e reduzem a poluição por filtragem de materiais em suspensão e assimilação de nutrientes dissolvidos.
Explicação:
espero que tenho ajudado obg