Respostas
A política é a convivência entre os desiguais. O homem se organiza politicamente por dois motivos: para coisas comuns, essenciais no caos, ou a partir do caos absoluto das diferenças. No pensamento do filósofo Aristóteles, “o homem é por natureza um animal político”. Este animal, por mais egoísta e individualista que seja, mesmo assim não excluiria o convívio em sociedade, pois há interesses comuns que os une. Viver em sociedade é reconhecer que cada cidadão deve se responsabilizar pela Polis – cidade.
Foi a partir desta ruptura de pensamento, na qual o cidadão abandonou suas funções e a ética, delegando-as aos “políticos” e aos mecanismos de atuação político-partidário, comprometidos apenas com conflitos de interesses nada elevados, que se chegou ao último declínio democrático. Certamente, o que sustenta uma sociedade política é a atuação do cidadão na defesa do que acredita. Somente assim haverá mudanças na política.
Resumo:
A política está relacionada com aquilo que diz respeito ao bem público, à vida em comum, às regras, leis e normais de conduta dessa vida, nesse espaço, e, sobretudo, ao ato de decisão que afetará todas essas questões. Em suma, a política foi criada para regular os conflitos sociais.
Espero ter ajudado.