• Matéria: Filosofia
  • Autor: biancabreves9069
  • Perguntado 3 anos atrás

Escrevam um texto Dissertativo argumentativo, descrevendo algum estudo seu.   algo que julga conhecer. ( ex: uma história, uma teoria uma pesquisa, uma técnica, um trabalho, um esporte, uma obra, uma história de uma personalidade interessante)  seja criativo e autêntico, algo que seja de seu domínio, ou seja, algo que seja seu.  ​.

Respostas

respondido por: tati123mara
0

Resposta:

Segundo Barros, no século XVIII, as ‘filosofias da história’ ganharam maior importância em sua produção, e ao longo do século XIX foram fundamentais para a emergência da Teoria da História. Isto se deve ao estabelecimento de condições epistemológicas para que sejam trazidas para o centro da discussão historiográfica as questões teóricas, ao lado das questões metodológicas.

Conforme Marques de Mello, a teoria da história teria uma expressão usada para casos distintos, sem distinção de casos. A polissemia da expressão teoria da história provém menos das noções relativas de teoria, do que dos significados possíveis que a palavra história pode tomar.

Quando Marques de Mello usa a palavra teoria para se referir ao modo de compreender, sistematizar ou interpretar por meio de documentos, que estabelece determinados padrões, conceitos ou princípios entre si a fim de entender, descrever e/ou explicar o objeto da observação. Mesmo que seja rigoroso e impessoal com sua forma de análise, a formulação de uma teoria sempre ocorre a partir de determinados valores, ideias e percepções do sujeito observador, o qual está inserido em um tempo, espaço e circunstâncias específicas. Para Marques Mello, a elaboração de uma teoria, oriunda da relação entre sujeito e campo de observação, não é dada, mas construída mutuamente de modo circular.

De acordo com Marques de Mello, a palavra história possui significações que são marcadas pelo tempo, e dizem respeito às relações das pessoas com o passado, presente e futuro. Dentre as diversas definições de história que se pode designar são estas:

Uma disciplina ou ciência praticada pelos historiadores;

Ações humanas no tempo,

historiografia;

Uma narrativa que pode ter ou não verossimilhança.

Nestes significados de história a teoria da história pode se utilizar da primeira e da segunda interpretação. Já a terceira acepção, historiografia, pode ser considerada o desenvolvimento da história enquanto disciplina, pois não existe escrita da história sem a reunião de operações e procedimentos disciplinares.

A partir do primeiro significado da palavra história, como disciplina, esta é praticada pela comunidade de historiadores. Desta forma, a compreensão de história relativa disciplina proporciona significado para o termo teoria da história como o estudo ou um modo de compreender os mecanismos de elaboração, distribuição, recepção e legitimidade de um conhecimento histórico acadêmico aceito como relevante entre os praticantes do ofício.

No segundo caso, em que se interpreta histórica como ações dos homens no tempo, pode-se traduzir a expressão teoria da história não mais como finalidade de disciplina ou área de conhecimento, mas para evidenciar fatos, eventos e atos de âmbitos variados. Desta interpretação de teoria da história atribui-se às interpretações possíveis acerca da história em si, que pode estar em duas categorias: filosofias da história e as teorias sobre aspectos específicos da história, ou seja, desde as teorias sobre globalização a teorias sobre da divisão atômica, ou mesmo que designe formas de compreensões de mundos individuais ou de grupos sociais. Esta tem em comum o esforço em teorizar a respeito de fenômenos da história em seu acontecer e sua diferença está na perspectiva.

Desta maneira, Marques de Mello delimitou e descreveu três significados possíveis de teoria da história. O primeiro significado de teoria da história se direcionava à prática de teorizar o conhecimento produzido pelos historiadores, assim como Hayden White, Certeau e Rüsen. O segundo designa-se à filosofia da história, realizado, por exemplo, por Marquês de Condorcet, Hegel e Marx. O terceiro refere-se ao que Marques de Mello denominou como teorias pontuais da história representadas por Ginzburg, Koselleck e Foucault.

Esta área é vasta de perspectivas e entendimentos. Assim, este texto demostra alguns apontamentos sobre teoria da história.

Explicação:

COLOCA MOCO MELHOR RESPOSTA PARA AJUDAR AÍ NMRL

Perguntas similares