• Matéria: ENEM
  • Autor: sayranmonteiro1102
  • Perguntado 3 anos atrás

Durante o estudo, num contexto educacional mais amplo, percebemos que as décadas de 80 e 90 foram cruciais para a educação física. Fruto de longa tradição que evidenciou que a presença da educação física na escola era incômoda tanto para a escola como para aqueles que lidavam com a educação física, a "crise da educação física" lidou com a possibilidade de superar esse mútuo desajeito. HEROLD JUNIOR, Carlos. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá PR. :Unicesumar, 2018 (adaptado). Considerando o texto apresentado e a trajetória histórica da educação física, avalie as afirmações a seguir. I. Em sua trajetória, a educação física nunca ganhou espaço no ambiente escolar e isso está longe de acontecer. II. No conjunto dessas inquietações, os professores de educação física pouco ou quase nada se esforçaram para participar de um modo mais pleno dos planejamentos educacionais e dos processos de gestão das instituições em que atuavam. III. A saída buscada a partir de muitos debates e com o doloroso exercício de constatar uma história plena de relações sociais e políticas de um campo profissional, dadas a conhecer por meio de livros e análises de diferentes ordens, foi a construção de "tendências" que buscaram construir a "legitimidade pedagógica" da educação física. IV. Em sua trajetória, a educação física enfrentou uma luta que se deu junto aos demais professores, do mesmo modo que junto aos pais e alunos, com a intenção de mostrar que a educação física na escola deveria ser ensinada, aprendida, avaliada e respeitada por todos envolvidos no mundo escolar pela importância do conhecimento por ela a ser transmitido. V. Ao longo da história, nessa construção, buscou-se evidenciar que a educação física era tão importante quanto os demais componentes curriculares, da mesma maneira que os professores de educação física estavam imbuídos das mesmas responsabilidades e condições pedagógico-profissionais para a realização dos objetivos educacionais propostos para a educação básica brasileira. É corr.

Respostas

respondido por: jordysoldi
1

Resposta:

alternativa 4: III, IV e V.

Explicação:

I. Em sua trajetória, a educação física nunca ganhou espaço no ambiente escolar e isso está longe de acontecer. (FALSA)

II. No conjunto dessas inquietações, os professores de educação física pouco ou quase nada se esforçaram para participar de um modo mais pleno dos planejamentos educacionais e dos processos de gestão das instituições em que atuavam. (FALSA)

III. A saída buscada a partir de muitos debates e com o doloroso exercício de constatar uma história plena de relações sociais e políticas de um campo profissional, dadas a conhecer por meio de livros e análises de diferentes ordens, foi a construção de “tendências” que buscaram construir a “legitimidade pedagógica” da educação física.  

IV. Em sua trajetória, a educação física enfrentou uma luta que se deu junto aos demais professores, do mesmo modo que junto aos pais e alunos, com a intenção de mostrar que a educação física na escola deveria ser ensinada, aprendida, avaliada e respeitada por todos envolvidos no mundo escolar pela importância do conhecimento por ela a ser transmitido.  

V. Ao longo da história, nessa construção, buscou-se evidenciar que a educação física era tão importante quanto os demais componentes curriculares, da mesma maneira que os professores de educação física estavam imbuídos das mesmas responsabilidades e condições pedagógico-profissionais para a realização dos objetivos educacionais propostos para a educação básica brasileira.

Perguntas similares