• Matéria: ENEM
  • Autor: africano334
  • Perguntado 3 anos atrás

O economista Roberto Triffin desenvolveu o que ficou conhecido como Dilema de Triffin. Segundo este dilema, o aumento do comércio mundial, em um sistema de taxas fixas de câmbio, leva à necessidade de aumento do dinheiro internacionalmente aceito. Sendo a produção de ouro limitada, a fonte de liquidez internacional deve ser uma moeda aceita internacionalmente. O problema inerente à existência dessa moeda é que o país emissor da moeda passa a sustentar déficits comerciais, a fim de garantir a liquidez internacional. O déficit, por sua vez, tornaria a economia do país emissor menos confiável, o que enfraqueceria a própria moeda. Como resultado, o país emissor da moeda seria forçado a alterar a base de sua moeda, cancelando o padrão de conversibilidade para o ouro.

Com base nas afirmações do texto, infere-se que o processo mencionado corresponde à

a) crise econômica causada pela quebra da bolsa, em 1929.
b) crise do sistema de Bretton Woods, em 1971.
c) segunda crise do petróleo, em 1979.
d) crise da bolha da Internet, em 2001.
e) crise financeira dos EUA, em 2008

Respostas

respondido por: Rafaoliveira225
0

Resposta: crise do sistema de bretton woods em 1971

Explicação: Robert Triffin, o sistema de Bretton Woods continha uma falha inerente e potencialmente fatal, seja, sua dependência em relação ao dólar que deveria, conforme havia sido decidido em Bretton Woods, manter seu padrão ouro.

Dilema de Triffin ou Paradoxo de Triffin é o conflito de interesses econômicos que surge entre os objetivos domésticos de curto prazo e os objetivos internacionais de longo prazo para países cujas moedas servem como globais moedas de reserva.

Perguntas similares