• Matéria: Biologia
  • Autor: costacamargojullyann
  • Perguntado 3 anos atrás

As colorações simples envolvem o emprego de uma única substância
corante, sem ter o poder de discernir entre uma espécie de
microrganismo e outra

Respostas

respondido por: rafaelgogo77gordao
1

Resposta:

Coloração de Gram – O que é

A coloração de Gram é um teste que verifica se há bactérias no local de uma infecção suspeita ou em certos fluidos corporais, como sangue ou urina. Esses locais incluem garganta, pulmões, órgãos genitais e feridas na pele.

A coloração de Gram é usada para classificar as bactérias em relação à forma, tamanho, morfologia celular e propriedade tintorial.

A coloração de Gram foi originalmente descrita por Christian Gram em 1884 e modificada por Hucker em 1921, comumente usada na prática bacteriológica devido proporcionar uma melhor estabilidade dos reagentes e melhor diferenciação dos microrganismos.

A coloração de Gram é uma técnica comum usada para diferenciar dois grandes grupos de bactérias com base em seus diferentes constituintes da parede celular.

O procedimento de coloração de Gram distingue entre grupos Gram positivos e Gram negativos colorindo essas células de vermelho ou violeta. As bactérias Gram positivas coram com o violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano em suas paredes celulares, que retém o cristal violeta com o qual essas células são coradas. Alternativamente, as bactérias Gram negativas coram de vermelho, o que é atribuído a uma parede de peptidoglicano mais fina, que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração.

As categorias são diagnosticadas com base em como a bactéria reage à coloração de Gram. A coloração de Gram é roxa. Quando a mancha se combina com as bactérias em uma amostra, as bactérias permanecem roxas ou rosa ou vermelhas. Se as bactérias permanecerem roxas, elas são Gram-positivas. Se a bactéria ficar rosa ou vermelha, elas são Gram-negativas.

As duas categorias causam diferentes tipos de infecções:

As infecções Gram-positivas incluem Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), infecções estreptocócicas e choque tóxico.

As infecções Gram-negativas incluem salmonela, pneumonia, infecções do trato urinário e gonorreia.

A coloração de Gram também pode ser usada para diagnosticar infecções fúngicas.

As características de coloração de Gram das bactérias são indicadas como positivas ou negativas, dependendo se a bactéria absorve e retém a coloração violeta de cristal ou não.

O método de Gram se baseia no fato de que quando certas bactérias são coradas pelo o cristal violeta (corante azul) e depois tratadas pela solução de iodoiodetada (lugol), forma-se um composto de coloração escura entre o iodo e o corante, que é fortemente retido por um grupo de bactérias e não pode ser removido pelo descoramento subsequente com o állcool gram positiva.

Outras bactérias, denominadas gram negativas, deixam-se descorar facilmente pelo álcool.

Então, as bactérias gram negativas aparecerão coradas em vermelho, ao passo que as gram positivas aparecerão coradas em roxo.

O mecanismo da coloração de Gram está baseado na diferença de permeabilidade da parede celular.

As bactérias gram negativas apresentam uma elevada concentração de lipídeos e uma delgada parede celular quando comparadas com as bactérias gram positivas.

Sugere-se que quando há o tratamento com álcool, os lipídeos das bactérias gram negativas são retirados da parede celular, aumentando a permeabilidade da mesma e fazendo com que estas bactérias percam o primeiro corante (cristal violeta).

As bactérias gram positivas, por possuírem uma menor concentração de lipídeos, se tornam desidratadas com o tratamento pelo álcool, diminuindo a permeabilidade da parede celular e retendo o primeiro corante.

As bactérias Gram-positivas retêm a cor da coloração violeta de cristal na coloração de Gram. Isso é característico de bactérias que têm uma parede celular composta por uma camada espessa de uma determinada substância (especificamente, peptidologlicano contendo ácido teicóico e lipoteicóico complexado ao peptidoglicano).

As bactérias Gram-positivas incluem estafilococos (“estafilococos”), estreptococos (“estreptococos”), pneumococos e a bactéria responsável pela difteria (Cornynebacterium diphtheriae) e antraz (Bacillus anthracis).

As bactérias Gram-negativas perdem a mancha violeta cristal (e assumem a cor da contracoloração vermelha) no método de coloração de Gram. Isso é característico de bactérias que têm uma parede celular composta por uma camada fina de uma substância específica (especificamente, peptidoglicano coberto por uma membrana externa de lipoproteína e lipopolissacarídeo contendo endotoxina).

As bactérias Gram-negativas incluem a maioria das bactérias normalmente encontradas no trato gastrointestinal que podem ser responsáveis pela doença, bem como gonococos (doença venérea) e meningococos (meningite bacteriana). Os organismos responsáveis pela cólera e peste bubônica são Gram-negativos.

Perguntas similares