• Matéria: Biologia
  • Autor: rssilva2011
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma grande cidade, preocupada com as condições de moradia de seus habitantes, construiu um assentamento para abrigar os moradores que se encontravam em áreas de risco, como encostas e na beira de cursos d’água, a fim de evitar acidentes causados por deslizamentos de terra ou enchentes.

Logo no início do projeto, foram assentados 2500 cidadãos.

No entanto, os profissionais de saúde que atendem o assentamento começaram a notar uma elevada quantidade de casos de diabetes melito entre os moradores com mais de 60 anos, fato percebido por meio dos atendimentos registrados na única UBS – Unidade Básica de Saúde existente na comunidade.

Preocupados com a saúde desses cidadãos, os agentes de saúde precisam determinar quantos moradores do assentamento possuem histórico da doença e quantos ainda não foram diagnosticados. Porém, por se tratar de um assentamento recente, ainda não há dados públicos dessa população, também não foi feito um levantamento dos prontuários dos cidadãos que se instalaram nessa comunidade.

Sabendo que a UBS conta com um número reduzido de agentes de saúde, como esses profissionais podem realizar essa pesquisa de modo a estimar o número de moradores com mais 60 anos dessa comunidade que apresentem quadro de diabetes melito?

Respostas

respondido por: andriellesiqviana
7

a melhor maneira seria realizando uma campanha de teste para diabetes.

por ter um número reduzido de agentes, ir até a residência de cada um demoraria, o que poderia agravar o quadro dos pacientes com a patologia.

mas, com a campanha, os moradores iriam até a UBS, e os que testarem positivo para a doença, poderiam ser investigados com mais calma e atenção para que a incidência da doença fosse descorberta, tratada e controlada.

Perguntas similares