Respostas
John Quincy Adams, o sexto presidente norte-americano, é filho do segundo presidente, John Adams, que governou o país entre 1797 e 1800. Pai e filho são os únicos presidentes norte-americanos que não nasceram no Estado da Virgínia, a maior e mais próspera unidade da federação, no início da história dos Estados Unidos.
Outra coincidência está no fato de ambos terem sido derrotados em suas campanhas para a reeleição: o pai na campanha de 1800, e o filho na de 1828. Se George W. Bush for derrotado pelos democratas em novembro de 2004, a história se repetirá, já que Bush pai foi eleito em 1988 e derrotado em 1992.
A carreira de John Quincy Adams em muitos aspectos seguiu a carreira de seu pai. Nascido no Estado de Massachusetts, ele assistiu à Batalha de Bunker Hill de uma colina acima da fazenda da família. Como secretário de seu pai na Europa, ele se tornou um lingüista habilidoso e um assíduo diarista.
Após se formar na Faculdade de Harvard, ele se tornou advogado. Aos 35 anos, foi eleito para o Senado. Seis anos depois, o presidente Madison o nomeou como ministro para a Rússia. Servindo no governo do presidente Monroe, Adams foi secretário de Estado. Ele acertou com a Inglaterra a ocupação conjunta do Estado de Oregon, no extremo oeste dos EUA, obteve a cessão das Flóridas pela Espanha e formulou, juntamente com o presidente, a Doutrina Monroe.