Respostas
Resposta:
A energia química é uma energia potencial e está armazenada nas ligações dos elementos químicos. Quando acontece uma reação química, essa energia é liberada.
A reação química geralmente produz calor e quando ela acontece, a substância originária é transformada em uma substância completamente nova. Um dos principais exemplos de reação com energia química é a combustão.
Explicação:
A energia química está presente em elementos que quando queimados produzem energia, como o carvão, a biomassa, a madeira e o petróleo.
Esses elementos são formados por ligações químicas e quando entram em combustão liberam energia e seus átomos se reorganizam, formando uma nova substância química.
Vamos observar a reação de combustão do hidrogênio (H2), que acontece com meia molécula de oxigênio (½ O2):
H2 + ½ O2 → H2O
Quando uma molécula de hidrogênio reage com meia molécula de oxigênio, acontece uma reação em que há liberação de energia e cujo produto é uma molécula de água.
Outro exemplo seria a combustão do carvão (C) que reage em contato com o oxigênio (O2):
C + O2 → CO2
A molécula de carvão reagiu com a molécula de oxigênio, alterando as ligações químicas e formando uma molécula de dióxido de carbono (CO2). Nesse processo também há liberação de energia.
Fontes renováveis de energia
As energias renováveis são as fontes de energia que não se esgotam com o uso, como é o caso do vento ou da energia solar. Independente do quanto esses recursos forem utilizados para a produção de energia, sua disponibilidade na natureza não diminuiu.
As principais fontes de energia renovável são:
Hídrica: a força do movimento das água gira as turbinas e aciona os geradores que produzem energia;
Eólica: a força dos ventos gira os moinhos ou os cataventos e aciona os aerogeradores que produzem energia;
Geotérmica: o vapor e a água quente proveniente do calor no interior da Terra são utilizados para girar turbinas e produzir energia. Essa fonte de energia é obtida a partir da perfuração de reservatórios profundos;
Solar: as placas solares captam a energia do calor e da luz do sol, que passa por um inversor e é transformada em energia elétrica;
Biomassa: é a energia obtida a partir da queima de matéria orgânica de origem animal ou vegetal. A biomassa pode ser obtida a partir da decomposição de restos de alimentos e plantas, do esterco de animais e do lixo;
Oceanos: é a energia obtida a partir do movimento das marés (maremotriz) ou das ondas do mar (ondomotriz). A movimentação da água aciona geradores elétricos que estão semi-submersos no mar e armazenam energia.
Fontes não renováveis de energia
As fontes não renováveis de energia são aquelas que podem se esgotar com o uso, pois a natureza não é capaz de renová-las na mesma velocidade em que são utilizadas.
Essas fontes são de origem orgânica, tanto vegetal quanto animal e são formadas pela natureza em processos lentos que podem durar até milhões de anos.
As principais fontes não renováveis de energia são:
Carvão mineral: o carvão mineral é um combustível fóssil obtido pela mineração e é utilizado para produção de energia elétrica nas termelétricas. Também é utilizado como energia térmica para processos industriais;
Petróleo: o petróleo é um combustível fóssil obtido em perfurações nos fundos do oceano. É utilizado para a produção de energia elétrica e também nos combustíveis de veículos automotores;
Gás natural: o gás natural também é um combustível fóssil e é encontrado geralmente próximo ao petróleo. O gás natural também é utilizado como combustível e para geração de energia elétrica;
Combustíveis nucleares: a energia nuclear é obtida principalmente a partir do urânio, material disponível em quantidade limitada na natureza. Além de não ser renovável, os combustíveis nucleares são perigosos devido a sua radioatividade.