• Matéria: História
  • Autor: iarasereiaencanto
  • Perguntado 3 anos atrás

Me ajudemmmmm!
Leia o texto abaixo. “A Europa medieval consumia por toda parte praticamente os mesmos alimentos e bebidas, preparados quase que da mesma maneira [...]O aristocrata, eclesiástico ou leigo, recebia de seus camponeses, pelo uso da terra, prestações em serviço e produtos agrícolas. Podia, assim, consumir de tudo. Detentor de vários senhorios, um aristocrata não se fixava numa certa terra, morando cada parte do ano numa região, onde consumia a parcela da produção local que lhe cabia. Podia, então, ter alimentos o ano todo [...] Apesar disso, o cardápio não era muito varia-do. Os legumes e verduras não estavam muito presentes, porque, sendo considerados produtos pouco nobres e de digestão difícil, ficavam reservados para os dias de jejum [...] A base da alimentação aristocrática era, portanto, carnívora. Carne de animais domésticos [...] Carne de caça [...] Carne de aves [...]. Carne de peixe [...] A alimentação camponesa estava baseada nos cereais, que forneciam as calorias necessárias para o esforço físico nas tarefas rurais. Cereais preparados sob a forma de papas e mingaus e especialmente de pão [...] Este acompanhamento da comida camponesa era quase sempre vegetal, de legumes e verduras cultivados no lote que cabia a cada família nas terras do senhor. A carne era rara [...] Mas era possível criar uma ou duas ovelhas e obter assim um pouco de leite e fabricar algum queijo. Também se criavam algumas galinhas e patos, consumidos em ocasiões especiais [...]”.FRANCO JR., Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo:Brasiliense, 2008, p. 130 e 132. A análise dos hábitos alimentares durante a Idade Média contribui para a compreensão do cotidiano desse período, bem como das estruturas sociais. Sobre as informações contida no texto, é correto afirmar que:
a) a base da alimentação camponesa era de cereais, fonte de calorias necessárias para o esforço físico nas tarefas rurais.
b) o consumo de carne pelos camponeses era hábito cotidiano, visto que criavam animais como galinhas, carneiros, ovelhas e patos.
c) a alimentação da aristocracia era produzida fora de seus domínios, o que contribuía para ampliação do comércio local.
d) a alimentação aristocrática era bastante variada e composta, sempre, por verduras, legumes, cereais e carnes.

Respostas

respondido por: amandadcnavesouxq3g
3

Resposta:

LETRA B

Explicação:

A alimentação no campo tinha de ser calórica para os servos lidarem com o trabalho rural.

Perguntas similares