Movimentos Negros A luta dos negros brasileiros durante a ditadura pode ser pensada em dois campos que, por sua vez, se conectavam: o cultural e o político. [...] No campo político, a novidade dos anos 1970 foi o ressurgimento de um movimento negro altamente politizado e influenciado por ideologias marxistas. [...] Artistas brasileiros influenciados pelo comunismo também já tinham criado várias obras nas quais essa questão aparecia, entre filmes, músicas e livros. Mas foi em 1978, com a fundação do Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial (MNU), [...] que a questão racial e o discurso marxista foram mais intimamente conectados, a partir de um ativismo no qual os militantes negros de formação universitária eram os principais protagonistas. [...] Uma das propostas mais ousadas do MNU se deu no bojo do movimento pela Anistia, em 1978. Alguns textos do movimento sugeriam que todos os “presos comuns” negros fossem considerados “presos políticos” e, portanto, anistiados. Obviamente, tratava-se de uma forma exacerbada de provocar a reflexão sobre os motivos da “escolha criminosa” de negros e pardos, dada a falta de oportunidades reais depois de quatro séculos de escravidão. [..] MOVIMENTOS Negros. Memórias da Ditadura, s.d. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2021. Fragmento. Com base nesse texto, o Movimento Negro durante a Ditadura Civil-Militar no Brasil foi organizado
para apoiar o viés cultural proposto pelo regime vigente no cenário nacional.
intensificar a busca por união e conciliação com as forças do poder naquele período.
modificar a realidade política e social imposta a esse grupo até aquele período.
questionar a contribuição de grupos internacionais aliados sobre a cultura nacional.
Respostas
Alternativa C)Modificar a realidade política e social imposta a esse grupo até aquele período.
Espero ter ajudado^^
(ps: Eu já tive a mesma pergunta e o meu professor passou a resposta)
Sobre a luta do movimento negro brasileiro durante a Ditadura Militar é correto afirmar que ele foi organizado:
- modificar a realidade política e social imposta a esse grupo até aquele período.
Isso porque em contraponto ao que afirma as demais assertivas, o movimento negro jamais tentou se aliar, tampouco apoiar o regime vigente no cenário nacional naquele momento, uma vez que o regime sob análise estava totalmente em desacordo com os propósitos propostos pelo movimento.
Nesse mesmo sentido, cumpre frisar que a ditadura militar foi um período no qual o regime era completamente ditatorial e não respeitava nenhuma lei de proteção aos direitos humanos, retirando direitos das pessoas e das instituições democráticas, por isso só faz sentido afirmar que o movimento negro queria modificar a realidade daquele momento.
Aprenda mais sobre o assunto em:
brainly.com.br/tarefa/518287