Respostas
Resposta:
O que foram as heresias medievais? Com grande crescimento a partir da Baixa Idade Média e pelo seu caráter popular, levaram a Igreja a combatê-las a partir do uso da violência.
Retrato das torturas realizadas durante o interrogatório inquisitorial
Retrato das torturas realizadas durante o interrogatório inquisitorial
Foram considerados heresias todos os movimentos religiosos dentro do Cristianismo que foram condenados pela Igreja Católica por não concordarem com a ortodoxia estabelecida no catolicismo. Os movimentos heréticos existiram desde o estabelecimento do Cristianismo nos primeiros séculos depois de Cristo, entretanto, a partir da Baixa Idade Média, esses movimentos popularizaram-se e vários surgiram por várias partes da Europa, tais como os cátaros, valdenses, beguinos etc.
O crescimento das heresias, principalmente a partir do século XII, foi uma demonstração da insatisfação popular com o acúmulo de poder da Igreja e, além disso, antecipou os movimentos da Reforma Protestante.
Nos primeiros séculos da Igreja, a contestação e a defesa da fé católica ficaram a cargo de alguns nomes da época, como Agostinho de Hipona e Irineu de Lião, que, por meio da pregação e de seus escritos, procuraram combater os movimentos heréticos. A partir dessas primeiras heresias, a Igreja reuniu-se em concílios e determinou a doutrina eclesiástica do catolicismo.
As heresias medievais sofreram forte perseguição da Igreja, principalmente por meio da violência, quando os meios pacíficos falhavam. A Igreja Católica, segundo o Manual dos Inquisidores, escrito por um teólogo catalão do século XIV, definiu heresia como:
Herética é toda proposição que se oponha: