As primeiras expedições à costa africana visavam à pilhagem e ao estabelecimento de praças fortes [...]. À medida que navegam rumo ao sul, esboçavam-se contatos pacíficos e o comércio transformava-se em um de seus principais objetivos. [...] A linguagem da religião caracterizou-se como idioma improvisado no qual europeus e africanos se comunicaram de forma consistente, numa economia de bens e práticas que interagiam e conformavam a dimensão global da expansão portuguesa.
MOTA, Thiago H. Conversão estratégica: catolicismo e política na Alta Guiné e no reino do Congo séculos XV-XVII.
Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2021.
Sobre a religião e sua relação com o contato entre portugueses e africanos, é correto afirmar que:
A
a religião serviu de instrumento para conquistar e controlar os povos africanos.
B
a utilização da religiosidade como controle dispensou o uso da força contra os povos africanos.
C
a religiosidade europeia não teve nenhum efeito no processo de conquista, pois os africanos já possuíam sua religião própria.
D
a tentativa de converter os africanos surtiu efeito contrário, pois os portugueses aderiram à religião dos africano
Respostas
Resposta:
Não tenho certeza porém colocaria a letra "A" os africanos também tinham o cristianismo como religião se comunicando de forma consistente poderia ter os cativado
É correta a alternativa A, uma vez que a conversão religiosa também permitia a integração linguística e de outros elementos da cultura, aproximando economicamente a população convertida a nova religião de Portugal.
Com isto era possível aos portugueses estabelecer laços políticos com grupos locais, recém-convertidos, e apoiá-los em processos de tomada do poder político, tal como ocorreu no Congo, Benin e em Angola. Estes grupos passavam então a comercializar com os portugueses, garantindo a eles acesso ao lucrativo mercado de escravizados, que se expandiu com a "demanda incessante" que as colônias nas Américas tinham por trabalhadores.
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/20622237