POR Favor AJUDEM URGENTEEE!!!
O Sudeste e o Nordeste são as principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do país. Porém, algo curioso ocorre: enquanto uma região planta, a outra colhe e vice-versa. Qual é o principal motivo para esse fato ocorrer?
A) Questões estratégicas e de mercado, pois com tal ação haverá a oferta da matéria-prima e de seus derivados ao longo do ano inteiro, principalmente açúcar e etanol.
B) A cana plantada no Sudeste abastece o mercado interno, enquanto a do Nordeste é exportada, pois é um espaço geográfico mais próximo dos grandes mercados internacionais.
C) Condições naturais, principalmente relacionadas ao clima, pois no Sudeste as chuvas se concentram no verão e no Nordeste as precipitações são mais comuns no inverno.
D) Características geomorfológicas, topográficas (relevos planálticos, pouco acidentados) e pedológicas (solos com boa fertilidade natural).
E) Tradição histórica, pois foram as regiões pioneiras no cultivo e criação da cana-de-açúcar no país, desde os tempos coloniais.
Respostas
A diferença entre a época de colheita e plantação da cana-de-açúcar entre o Nordeste e Sudeste ocorre devido às diferenças nos períodos chuvosos dessas duas regiões. Assim, a resposta correta é letra C.
As regiões Nordeste e Sudeste possuem climas diferentes, respectivamente tropical-semiárido e tropical de altitude. Dessa forma, as diferenças nas condições naturais, especialmente o clima, são determinantes para as diferenças entre os períodos de colheita e plantio entre essas duas regiões. O plantio costuma ser feito durante a época de chuvas, e a colheita feita no período mais seco. No Nordeste, a quadra chuvosa é no outono e inverno, já no Sudeste o período com mais chuvas é o verão. Por isso o plantio e a colheita da cana-de-açúcar ocorrem de forma intercalada entre o Sudeste e Nordeste.