Sartre afirma que “estamos condenados à liberdade”. Considere as afirmações analisando se são (V) verdadeiras ou (F) falsas. ( ) A liberdade é como a necessidade e a fatalidade, não há como fugirmos dela. ( ) A liberdade define, sem possibilidade de escaparmos, a nossa própria humanidade enquanto seres humanos. ( ) A liberdade é a capacidade para darmos um sentido novo ao que parecia fatalidade, transformando a situação de fato numa realidade nova, criada por nossa ação. ( ) Como somos totalmente livres, não há nenhum determinismo, nada nos força a fazer o que fazemos. Estamos sós, sem desculpas, sem justificar nossas ações pelas circunstâncias, paixões ou determinados de qualquer maneira a fazer o que fazemos. Escolha a alternativa que contém a resposta correta, respectivamente:
Respostas
( ) A liberdade é como a necessidade e a fatalidade, não há como fugirmos dela.
( ) A liberdade define, sem possibilidade de escaparmos, a nossa própria humanidade enquanto seres humanos.
( ) A liberdade é a capacidade para darmos um sentido novo ao que parecia fatalidade, transformando a situação de fato numa realidade nova, criada por nossa ação.
( ) Como somos totalmente livres, não há nenhum determinismo, nada nos força a fazer o que fazemos. Estamos sós, sem desculpas, sem justificar nossas ações pelas circunstâncias, paixões ou determinados de qualquer maneira a fazer o que fazemos.
V - V - V - V.
A ordem correta é V-V-V-V.
A liberdade incondicional trata-se da verdade absoluta, ou seja, a liberdade de que o homem tem em exercer uma atitude sem qualquer impedimento.
Santo Agostinho chamava essa liberdade incondicional de livre arbítrio, onde os humanos são livres para fazerem o que quiserem de acordo com suas convicções.
Todavia, cada escolha tem sua consequência e para uma escolha errada existem consequências pesadas e severas.