01. (Vunesp-SP) “Ó tu, que tens de humano o gesto e o peito (Se de humano é matar uma donzela, Franca e sem força, só por ter sujeito O coração a quem soube vencê-la). A estas criancinhas tem respeito, Pois o não tens à morte escura dela; Mova-te a piedade sua e minha, Pois te não move a culpa que não tinha.” A estância transcrita pertence a Os Lusíadas, de Luís de Camões, e faz parte de um dos mais conhecidos “episódios” daquela obra. Indique-o nas alternativas abaixo assinaladas:
a) Episódio da ilha dos Amores
b) Episódio do Gigante Adamastor
c) Episódio de Inês de Castro
d) Episódio dos Doze de Inglaterra
e) Episódio da Batalha de Aljubarrota
02. (Fuvest-SP)
“Não mais, Musa, não mais, que a Lira tenho
Destemperada e a voz enrouquecida,
E não do canto, mas de ver que venho
Cantar a gente surda e endurecida.”
Os versos acima pertencem a que parte de Os Lusíadas?
a) Proposição
b) Invocação
c) Dedicatória
d) Narração
e) Epílogo
me ajuda.
Respostas
Resposta:
1 letra (d)
2 letra (d)
espero ter ajudado
1. Sobre a obra Os Lusíadas, do autor Luís de Camões, podemos afirmar que a resposta correta é a alternativa C.
Na obra, "Inês de Castro" é um episódio lírico-amoroso que representa a força do amor em Portugal e retrata a morte de Inês de Castro, pelas mãos dos ministros do rei D. Afonso IV. Camões ressalta o valor romântico e dramático da passagem, deixando apenas como pano de fundo as questões políticas nela presentes.
2. A resposta correta é a alternativa E.
No epílogo, (estrofes 145 a 156) o eu-lírico lamenta as injustiças que o Reino lhe teria cometido e ressalta a dedicatória da obra ao jovem rei D. Sebastião, deixando-lhe breves conselhos.
Os Lusíadas
Considerado um grande clássico da literatura portuguesa, a obra do poeta Luís de Camões é um longo épico, dividido em 10 cantos, que relata acontecimentos históricos ou mitológicos situados no período das grandes navegações. Seu tema principal é a bravura e o heroísmo do povo português. Na obra, é possível perceber traços típicos do Maneirismo, como a ênfase no contraste e no arroubo emocional, e pelo uso de figuras de linguagem complexas.
Aprenda mais sobre literatura portuguesa em
https://brainly.com.br/tarefa/25891194
#SPJ2