Podemos inferir que há uma oração adjetiva na oração: "Perdão, por Deus, perdão - respondeu o pombo. " "A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso. " "Perdeste a noção do tempo?" "A tarde era tão bonita que eu tinha de vir andando. " "O pombo caminhava pelo beiral mais alto, do outro lado. Um pouco além, gritavam as gaivotas. ".
Respostas
Resposta: Letra B ("A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso.")
Explicação:
Fiz e deu essa!
A oração adjetiva está presente em "A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso. "
Orações subordinadas adjetivas, como o próprio nome diz, são orações que exercem função sintática de adjetivo e, portanto, conferem características ao sujeito da oração principal, sendo consideradas como adjunto adnominal desta.
Uma das principais características das orações adjetivas é o fato de elas serem introduzidas por pronome relativo (que, qual, cujo, quem, quando, onde, etc.).
Assim, observando-se a frase "A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso.", nota-se que o conectivo "que" pode ser substituído na frase pelo conectivo "a qual" sem haver perda de sentido, o que indica que o conectivo "que" é um pronome relativo (visto que pôde ser substituído por outro pronome relativo).
Isso, somado ao fato de que esse conectivo introduz uma oração que caracteriza o sujeito da primeira (a pombinha), leva a concluir que, de fato, se trata de uma oração subordinada adjetiva.
Para saber mais sobre orações subordinadas adjetivas acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/47488018