• Matéria: História
  • Autor: Clauberraimundo
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto: “Estaríamos, brasileiros, ameaçando o regime se nos mostrássemos surdos aos reclamos que, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, levantam o seu grande clamor pelas reformas de base e estrutura, sobretudo pela reforma de base e estrutura, sobretudo pela reforma agrária, que será o complemento da abolição do cativeiro de dezenas de milhões de brasileiros, que vegetam no interior, em revoltantes condições de miséria.” Discurso do Presidente João Goulart, Comício da Central do Brasil, 13 mar. 1964.Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre os fatores que contribuíram para o Golpe Militar de 31 de março de 1964, assinale a alternativa incorreta:
a)O Golpe Militar tinha como causa fundamental as profundas transformações que se haviam operado na economia e na sociedade brasileiras, conhecidas como “milagre brasileiro”, alterando as relações de forças entre os grupos sociais.
b)O governo Goulart aproximou-se de forças populares e nacionalistas, como a Confederação Geral dos Trabalhadores, as Ligas Camponesas e o Movimento Estudantil, mas tinha uma base de sustentação parlamentar muito frágil.
c)Militares e grupos civis de direita já haviam ameaçado a legalidade democrática em três tentativas anteriores de golpe: nos eventos que levaram ao suicídio de golpe: nos eventos que levaram ao suicídio de Vargas, na tentativa de impedimento de posse de Juscelino e na crise da renúncia de Jânio Quadros.
d)O programa nacionalista de João Goulart, com a regulamentação das remessas de lucros das empresas estrangeiras e as “reformas de base”, especialmente a reforma agrária, trazia descontentamento aos setores conservadores do empresariado e das elites agrárias.

Respostas

respondido por: lourranycoelho2005
0

Resposta:

a)O Golpe Militar tinha como causa fundamental as profundas transformações que se haviam operado na economia e na sociedade brasileiras, conhecidas como "milagre brasileiro", alterando as relações de forças entre os grupos sociais.

Falso. O milagre brasileiro ocorreu já no período militar, entre 1969 e 1973, e portanto não foi causa do golpe de 1964.

b)O governo João Goulart aproximou-se de forças populares e nacionalistas, como a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), as Ligas Camponesas e o Movimento Estudantil, mas tinha uma base de sustentação parlamentar muito frágil.

Correto. Embora tivesse apoio dos movimentos sociais e partidos à esquerda, Jango não conseguiu manter uma base forte no Congresso, bem como não tinha condições de resistir ao movimento militar.

c)Militares e grupos civis de direita já haviam ameaçado a legalidade democrática em três tentativas anteriores de golpe: nos eventos que levaram ao suicídio de Vargas, na tentativa de impedimento da posse de Juscelino Kubitschek e na crise da renúncia de Jânio Quadros.

Correto. Os militares tinham medo das tendências progressistas do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

d)0 programa nacionalista de João Goulart, com a regulamentação das remessas de lucros das empresas estrangeiras e as "reformas de base", especialmente a reforma agraria. tra2ia descontentamento aos setores conservadores do empresariado e das elites agrárias.

Correto. Goulart tinha interesses no desenvolvimento da indústria nacional, rejeitando muito da influência do capitalismo internacional, o que motivou temores de que ele seria um agente do comunismo.

e)A conjuntura da Guerra Fria, especialmente o momento seguinte à Revolução Cubana e à crise dos mísseis de 1962, intensificou a hostilidade dos Estados Unidos a governos populistas na América Latina.

Correto. Havia um medo generalizado de que houvessem revoluções comunistas na América Latina. As tendências progressistas de João Goulart causaram movimentações políticas contrárias a ele.

Explicação:

Perguntas similares