Sobre a estabilidade da estrutura nativa de uma proteína, é CORRETO afirmar que?
A desnaturação de uma proteína corresponde à perda da conformação tridimensional da mesma, levando à perda de sua função biológica.
B desnaturação de proteína corresponde à quebra das ligações peptídicas, levando à perda de sua função biológica.
C desnaturação protéica é um evento irreversível.
D estrutura nativa de uma proteína corresponde à forma obtida após a desnaturação da molécula.
E desnaturação e a hidrólise de uma proteína são eventos similares, capazes de desconstruir a conformação tridimensional de uma proteína.
Respostas
Resposta:
A desnaturação é um processo no qual moléculas biológicas perdem suas funções, devido a alguma mudança no meio, seja em altas temperaturas, variações de PH, entre outras. Ela acontece comumente com proteínas.
Proteínas são importantíssimas moléculas orgânicas, envolvidas em praticamente toda atividade celular. A síntese proteica se inicia no núcleo e termina no citoplasma dentro dos ribossomos, onde uma cadeia de polipeptídeos é formada. Um aminoácido se liga a outro por uma ligação covalente, o que chamamos de ligação peptídica, formando a cadeia primária da proteína. Na estrutura secundária, aquela cadeia primária pode interagir com ela mesma, formando dobramentos que podem ser em forma de hélice, folhas ou laços. Na estrutura terciária podemos ver a disposição tridimensional da secundária em relação ao espaço, ligações de hidrogênio e dissulfeto garantem maior estabilidade desta estrutura. A quaternária é uma estrutura em que mais de uma proteína estão ligadas em um complexo.
Explicação: Fatores que podem levar a desnaturação proteica
Altas temperaturas
Existem bactérias termofílicas e arqueobactérias, que produzem proteínas altamente resistentes a elevadas temperaturas. Mas de forma geral, proteínas não suportam uma grande variação de temperatura no meio em que estão ativas. Cada uma delas suporta um limite de calor específico, que quando ultrapassado sofrerá mudanças em sua estrutura. Os dobramentos sofrem alterações e a mudança em um pedaço da proteína, leva a mudança em toda sua conformação.