Respostas
Resposta:
Na verdade, foi uma reação de setores atrasados da sociedade brasileira, como os latifundiários, insatisfeitos com as atitudes modernizadoras do Império, como a abolição da escravidão. ... Em síntese, os proprietários esperavam que o governo brasileiro pagasse a eles pelos seus escravos para que estes fossem libertados.
Bons estudos!
Resposta:
Foi uma série de questões, primeiro os militares na época exigiam cada vez mais participação ativa no governo ao mesmo tempo que o segundo imperador brasileiro estava cada vez mais ausente do país, o que enfraquecia a monarquia e fortalecia o discurso do movimento republicano de que Dom Pedro II não tinha mais condições de ser o governante do Império, outro motivo foram as crises que o Império atravessava só reforçavam os discursos republicanos da necessidade de se encerrar o Segundo Reinado e iniciar um novo governo no Brasil que possibilitasse o desenvolvimento em todas as áreas da sociedade brasileira.
Além disso, os republicanos utilizaram a imprensa para divulgar seus discursos e atacar o imperador. As ideias de que a ciências e o progresso poderiam desenvolver o Brasil ganharam força entre os militares adeptos ao republicanismo.