Respostas
Resposta:
Em outros tempos, imaginar que uma ética não fosse prática seria tido como contra-senso ou falta de uma teoria adequada que, de fato, estudasse a conduta humana. Pois, se o objetivo desse tipo de pesquisa é o de responder à questão de “como agir, no mundo, perante os outros?”, então, qualquer que seja a solução adotada, esta deverá ser passível de aplicação efetiva ou negar a possibilidade de uma ação considerada moral. Entretanto, depois de Georg W. F. Hegel (1770-1831) ter feito uma distinção entre eticidade – união entre a liberdade do indivíduo e as condições históricas – e moralidade – a teoria moral dos indivíduos autônomos -, os filósofos contemporâneos, principalmente os de origem alemã – como Jürgen Habermas e Karl-Otto Apel – passaram a fazer a separação entre normas morais e sua aplicação.
Para os autores que compartilham essa divisão, uma teoria moral deveria se preocupar apenas com a fundamentação de princípios morais, sem se deter na viabilidade prática desses pressupostos. Felizmente, esse tipo de postura não encontra muita acolhida na maioria dos filósofos de fala inglesa, que tratam dos assuntos éticos ou morais como se fossem a mesma coisa. Ética e moral seria então sinônimos.
Peter Singer é um filósofo australiano que investiga a ética e a moralidade dessa mesma perspectiva, indiferente às classificações hegelianas. Isso quer dizer que toda teoria moral tem de fornecer alguma explicação plausível para os fenômenos morais. Singer tornou-se mundialmente famoso por sua dedicação à defesa dos direitos dos animais [1]. Porém, na Alemanha ele foi censurado por criticar as objeções feitas à prática da eutanásia e contra à liberação do aborto – há um apêndice no livro Ética Prática (1993), onde ele relata os fatos que fizeram com que ele fosse silenciado naquele país. resumo
Explicação:
Resposta:
é um movimento que visa fazer co todos
os cidadãos neste país vivam de forma éticas
em sua diversidade pessoais e profissionais