"Estas gentes não são de nenhuma seita, nem idólatras, e sim muito mansos e ignorantes do que é o mal, não sabem matar-se uns aos outros [...] Estão sempre dispostos a recitar qualquer oração que lhes ensinarmos, e fazem o sinal da cruz. E Vossas Altezas devem decidir-se a fazer deles cristãos. Amam o próximo como a si mesmos”, escreve na noite de Natal.
COLOMBO, Cristóvão apud TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1982, p. 22.
image.png?1629113702
O relato de Cristóvão Colombo sobre os nativos da América demonstra
A
compreensão da cultura indígena, que deveria ser valorizada pela Coroa espanhola.
B
uma visão idealizada, baseada nos objetivos e nos valores europeus a respeito dos indígenas.
C
completo desconhecimento da vida dos nativos, já que o escritor falava sem contato prévio com esses povos.
D
a constatação de que os indígenas já haviam sido cristianizados, provando o seu contato anterior com europeus.
Respostas
Resposta:
B) uma visão idealizada, baseada nos objetivos e nos valores europeus a respeito dos indígenas.
Explicação:
Acredita que eles não possuem religião: "Estas gentes não são de nenhuma seita, nem idólatras, e sim muito mansos e ignorantes do que é o mal. (...) Estão sempre dispostos a recitar qualquer oração que lhes ensinarmos, e fazem o sinal da cruz.” (1999, p. 26). Colombo chega também à conclusão que, como aqueles seres que não falavam a sua língua, não falavam língua alguma! Adotando, claramente, o que hoje denomina-se um comportamento assimilacionista, deseja que os índios sejam como ele e os espanhóis e, portanto, decide levar alguns habitantes para a Espanha para que, em suas palavras: "ao retornarem sejam intérpretes dos cristãos” absorvam “nossos costumes e nossa fé ...devemos fazer com que construam cidades, ensiná-los a andar vestidos e adotar nossos costumes".
pode colocar como melhor resposta pfv :):):):):):):):):):):):):):):):):)):):):)