• Matéria: ENEM
  • Autor: brunabarbosa1530
  • Perguntado 3 anos atrás

URGENTEEE!!!!!!

2ª Questão (UNIVESP) Leia o trecho de Menino de engenho, de José Lins do Rego, para responder a questão. “Eu passava o dia inteiro rondando os oficiais nas suas confidências. Contavam a história de uns carpinas num engenho do Brejo. – O senhor de engenho só mandava para eles bacalhau, na janta e no almoço. Passavam o dia inteiro bebendo água com a boca seca. Um dia um deles disse para o negro que não gostava de bacalhau, que não aguentava mais aquilo. No outro dia o tabuleiro com a comida chegou: era peru. E peru de tarde. E a semana toda, peru. Num domingo, o mestre saiu para dar umas voltas nos arredores. Viu um negro com uma porção de urubus nas costas: – O que é isto, moleque? – É peru pros carpinas. Os oficiais anoiteceram e não amanheceram na propriedade. E rebentou ferida pelo corpo deles. Estiveram para morrer um tempão.” (Menino de engenho. Rio de Janeiro, José Olympio, 2000) Publicado em 1932, Menino de engenho representa a prosa

a) regionalista comprometida em retratar a vida de moradores do Nordeste brasileiro.

b) romântica voltada para a exaltação idealizada do território brasileiro e sua gente.

c) psicológica especializada em investigar o funcionamento da mente humana.

d) surrealista empenhada em empregar a lógica dos sonhos na criação ficcional.

e) naturalista engajada com o estudo do comportamento humano a partir da ciência.

Respostas

respondido por: larissamagrani
2

O livro de José Lins do Rego, chamado "Menino de Engenho", relata sobre a vida de trabalhadores nos engenhos do Nordeste (A).

As obras de José Lins do Rego são de caráter nordestino e destinam-se a abordar aspectos da vida da classe social mais baixa, como: agricultores, pecuários nos locais onde não há quase subsistência.

Lins do Rego faz parte do grupo de escritores que se debruçaram no cenário nordestino como contexto principal de abordagem da vida humana. Além dele, há Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto.

Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil.

Saiba mais sobre o regionalismo em: brainly.com.br/tarefa/23116653

Anexos:
Perguntas similares