[...] Na fase de conquista, a Coroa espanhola criou os adelantados, isto é, grandes extensões de terras que eram entregues aos homens que as conquistavam, os quais tinham também plena autonomia sobre a administração desses territórios. [...]
Mas, à medida que se ampliou a dominação espanhola sobre a América, surgiu a necessidade de montar um aparelho administrativo vinculado aos interesses mercantilistas da Espanha, especialmente após a descoberta de grandes quantidades de ouro, na área do império asteca, e de prata, na área do império inca [...].
Vice-reinos e capitanias-gerais representavam esferas de poder no espaço colonial espanhol. Os vice-reinos, maiores e mais ricos pela quantidade de tributos arrecadados, possuíam um poder mais abrangente. Já as capitanias-gerais tinham um poder relativamente menor e concentravam-se em atividades mais restritas.
A concepção metalista de riqueza fazia a Espanha voltar sua atenção para as regiões americanas onde era possível a retirada de ouro e prata, o que correspondia aos espaços dos vice-reinos. [...]
MOUTINHO, Wilson Teixeira. América Espanhola: Colonização e Sociedade. Cola da Web, s.d. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2021. Fragmento.
Divisão político-administrativa da América Espanhola
H070314I7.jpg
COLA DA WEB. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2021.
Com base nesse texto e nessa imagem, a ocupação da América pela Espanha foi organizada de forma a
aproveitar as diferentes capacidades dos territórios para extrair riquezas.
comercializar terras a serem exploradas com outros países.
garantir a distribuição de territórios lucrativos entre os nativos.
intervir em favor dos nativos independentemente das riquezas encontradas.
Respostas
Resposta: "aproveitar as diferentes capacidades dos territórios para extrair riquezas"
Explicação: à medida que se ampliou a dominação espanhola sobre a Amériaca, surgiu a necessidade de montar um aparelho administrativo vinculado aos interesses mercantilistas da Espanha e foi assim que foi organizada.
É correta a alternativa A, já que a Coroa Espanhola buscou estabelecer diferentes formas administrativas em suas diferentes colônias, tendo uma presença mais direta em algumas regiões (em especial as áreas de mineração) e uma presença mais "branda" em outras, vistas como menos lucrativas.
Havia neste sentido dois grandes modelos diferentes que a Coroa Espanhola aplicava às suas terras: a do Vice-Reino, que contava com uma estrutura mais próxima da Coroa, maior investimento e intervenção, e a das Capitanias, mais ligadas com a produção agropecuária e com maior liberdade política e econômica aos locais.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/2333438