É possível estabelecer uma relação entre a concentração industrial no Brasil e as desigualdades regio- nais?
Respostas
Resposta:
Sim. Sobretudo, sob uma óptica histórica, podemos definir a concentração fundiária como fruto da concentração econômica oriunda do Ciclo Cafeeiro do século XIX. Sob esse viés, é possível destacar a região de São Paulo como o principal polo industrial brasileiro em decorrência da sua característica como polo de plantação de café pelos chamados Barões do Café; Ademais, com o acumulo de capital provocado pelo ciclo, houve um natural avanço para as indústrias (ora incentivado pelo Estado, ora por alguns cafeicultores).
Com base nesse fato, as outras regiões do país não acompanharam tal evolução industrial devido a ineficiência do Estado em alocar recursos e a inoperância dos Caciques Políticos de tais regiões (que tinham entre as suas preocupações a manutenção do status quo). Com isso, é possível relacionar também o aumento da desigualdade social entre as regiões industrializadas e não industrializadas. Um exemplo disso são as leis trabalhistas e oportunidades de empregos melhores remunerados que eram verificados nos grandes centros na Era Vargas. Tal fato que gera um abismo financeiro e social entre os setores rurais e urbanos.
Hoje em dia, com a evolução tecnológica e de direcionamento de capital, há a tentativa de criação de polos industriais em outras regiões do país. Vide a Zona Franca de Manaus (como tentativa de industrialização e integração da Região Norte).