• Matéria: ENEM
  • Autor: williamindependente1
  • Perguntado 3 anos atrás

Um dos pontos discutidos por Foucault é a estrutura criada para vigiar e punir aqueles que descumprissem a ordem instituída. Ao primeiro modelo dessa natureza deu-se o nome de "panóptico". Este é projeto arquitetônico de prisão inventado por Jeremy Bentham e destinado a garantir que todos os prisioneiros possam ser vistos, a partir de uma torre central. Esse modelo foi aos poucos inserido nos hospitais e nas organizações sociais. Agora, para resolver esse desafio, você deverá pesquisar, em diversas fontes, exemplos da aplicação do sistema de vigília que tenha como referência o panóptico, em nossa sociedade atual. Após identificá-los (pelo menos 03 exemplos) faça uma análise sobre o fator ético desse modelo, sobretudo, nas escolas.

Respostas

respondido por: tatianesantos2258
7

Resposta:

O panóptico, como estrutura de vigília, pode ser identificado em diversos elementos da sociedade, como por exemplo:

a) no cartão de ponto nas empresas, que controla a entrada e a saída dos funcionários.

b) nas câmeras de vídeos espalhadas por quase todos os estabelecimentos e ruas da cidade. As câmeras que, a princípio, estão relacionadas ao discurso da segurança do indivíduo, acabaram tornando-se um instrumento de vigilância constante a todo cidadão. Logo, sua liberdade de ir e vir torna-se um conceito ético sobre suas ações cotidianas.

c) no próprio celular, que se tornou um instrumento de localização permanente para familiares, patrões, e outros, a qualquer momento e lugar.

d) nas salas espelhadas do andar superior, da linha de produção e/ou em supermercados.

e) nas escolas, nas câmeras de vídeo, na chamada em sala de aula, nas catracas, nas portarias e nas famosas "janelinhas", nas portas das salas de aula, que controla tanto os alunos, quanto os professores.

A grande questão ética, tange ao limite entre a segurança e a liberdade nesse processo. Nos casos acima citados, somos orientados quanto à necessidade desses objetos de vigília no intuito da segurança e idoneidade dos indivíduos e quanto aos possíveis eventos sociais. Contudo, há outro discurso implícito nesse processo: o cerceamento da liberdade dos indivíduos.

É tema constitucional a garantia e a liberdade dos indivíduos em ir e vir na sociedade e, toda e qualquer forma coercitiva, deve ser combatida. Esse é um direito garantido. Contudo, segurança e liberdade fundem-se numa discussão ética, nesse sentido, dividindo opiniões na sociedade.

Quanto às escolas, o panóptico é combatido e questionado pelos professores. O mesmo não ocorre com os alunos que se encontram inseridos no processo de entendimento das regras. Mas, ao se tratar de professores, o processo é diferenciado. O professor deve ter autonomia em sua prática docente. As janelinhas e ou as câmeras de vídeo podem inibir as atividades dos professores e, em alguns casos, pode haver a punição de ações que sejam desaprovadas pela gestão escolar.

Como dito anteriormente, a grande ética tange ao debate SEGURANÇA X LIBERDADE. Trata-se de uma temática que ainda não chegou ao fim do debate.

Explicação:

Perguntas similares