• Matéria: História
  • Autor: estercristinaa21
  • Perguntado 3 anos atrás

As legislações educacionais estão sempre sendo modificadas ou atualizadas e, com elas, os formatos dos cursos. Silva e Gonçalves levantam uma questão referente aos formatos dos cursos de graduação em História, observando que a divisão dos cursos entre bacharelado e licenciatura, formando respectivamente pesquisadores e professores, cria uma visão hierarquizada segundo a qual:

A.
para melhor ensinar, os licenciados estudam mais e, portanto, são superiores, pois, além de História, aprendem Pedagogia e Psicologia.


B.
os pesquisadores estariam num patamar superior ao dos que se licenciaram, pois a pesquisa seria superior ao ensino, o que não é verdade, já que não há hierarquia entre os dois.


C.
a pesquisa é inferior ao ensino, pois, para ensinar, é preciso conhecer e utilizar conteúdo mais abrangente e, para pesquisar, basta procurar na Internet e nos livros.


D.
as duas práticas não se comunicam, os pesquisadores não sabem e nem podem dar aulas e os licenciados não podem produzir pesquisas.


E.
somente após concluído o mestrado profissional, o pesquisador de história chega próximo de ter o conhecimento adquirido por um licenciado.

Respostas

respondido por: vivianepinheiro17
8

Resposta:

Letra B

Explicação:

Os pesquisadores estariam num patamar superior ao dos que se licenciaram, pois a pesquisa seria superior ao ensino, o que é uma visão equivocada, afinal pesquisa e ensino necessitam estar interligados. Embora diferentes, não mantêm relação de hierarquia, sendo complementares na construção do conhecimento histórico e, consequentemente, no aprimoramento da cognição histórica​​​​​​​.

Perguntas similares