Respostas
Explicação:
Além de Pero Vaz de Caminha, que escreveu uma carta sobre como foi o descobrimento do Brasil, os viajantes, cronistas e padres jesuítas portugueses também escreviam. Um padre jesuíta que se destaca é o padre José de Anchieta, que foi o primeiro a produzir um dicionário tupi-guarani, e que escreveu sobre a cultura indígena.
Além de Pero Vaz de Caminha, Hans Staden e Anthony Knivet escreveram relatos sobre os indígenas.
Quem eram Hans Staden e Anthony Knivet?
- Knivet viajou com o corsário Thomas Cavendish e foi abandonado no litoral da colônia. Ele acabou sendo capturado por colonos portugueses e depois por indígenas.
- Hans Staden era um viajante alemão. Foi sequestrado por Tupinambás e depois lutou ao lado dos colonos portugueses contra franceses e indígenas.
Os relatos sobre os indígenas
O livro com o relato de Hans Staden foi publicado na Alemanha em 1557. Ele relata sobre confrontos entre indígenas e portugueses, sobre a antropofagia (Hans chama de canibalismo) praticada pelos indígenas, e seus relatos são repletos da moral católica, do etnocentrismo e do eurocentrismo.
Anthony Knivet relatou que fez "amizade" entre os indígenas e também relata a antropofagia cometida pelos nativos durante a década de 1590. Afirma que os nativos eram piedosos em relação aos portugueses cristãos. Os relatos estão envoltos em moral e etnocentrismo, com ideias de povos selvagens e primitivos.
Leia mais sobre o conceito de etnocentrismo: https://brainly.com.br/tarefa/29522563
#SPJ2