Vinte anos de crise: 1919-1939
A nação se tornou, mais do que nunca, a unidade suprema, em torno da qual se centraram as reivindicações humanas por igualdade e as ambições humanas por predomínio. Em toda parte da Europa, surgiram governos nacionais e Estados de partido único e, onde as questões partidárias sobreviveram, eram consideradas como algo fora de moda e deplorável, uma nódoa na unidade nacional que se exigia que fosse apagada.
O texto se refere ao cenário europeu do(a)
a) New Deal; a globalização e o autoritarismo.
b) Primeira Guerra Mundial; os anos dourados e totalitarismo.
c) Segunda Guerra Mundial; a Guerra Fria e o nacionalismo.
d) Tratado de Versalhes; o imperialismo e o parlamentarismo.
e) crise econômica dos anos 1920/1930; entre guerras e unipartidarismo.
Respostas
Resposta:
e, crise economica...
Explicação:
Sesi né pai
É correta a alternativa E, já que o texto fala sobre as crises políticas e econômicas da Europa depois da Primeira Guerra Mundial (que acabou em 1918) e da ascensão de movimentos políticos totalitaristas em alguns países da Europa (com destaque para Alemanha e Itália).
Podemos dizer que a piora dos quadros econômicos, especialmente depois de 1929, quando houve a crise econômica global, acabou intensificando a crise política, com adesão cada vez maior a partidos extremistas e a rejeição aos partidos de Centro e ao modelo liberal. Neste período Hitler tomou o poder na Alemanha e centralizou cada vez mais a vida política daquele país, cada vez mais organizado a partir da sua ideologia de ódio.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/10066480