Assinale a única alternativa que traz, em trechos de texto do autor José Saramago, oração subordinada adjetiva. Foi coincidência, não pense que andei a procurar palavras que principiassem pela mesma letra. Você já me disse três coisas diferentes, que não há morte, que há morte, agora diz-me que morte e vida são o mesmo. . Tive apenas de responder a umas perguntas, que gente conheci no Brasil (. ), que relações criei em Portugal desde que cá estou. Fernando Pessoa fechou os olhos, apoiou a cabeça no encosto do sofá, pareceu a Ricardo Reis que duas lágrimas lhe assomavam entre as pálpebras. (Unirio - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) Podemos inferir que há uma oração adjetiva na oração: "Perdão, por Deus, perdão - respondeu o pombo. " "A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso. " "Perdeste a noção do tempo?" "A tarde era tão bonita que eu tinha de vir andando. " "O pombo caminhava pelo beiral mais alto, do outro lado. Um pouco além, gritavam as gaivotas. ".
Respostas
Resposta:
Letra A) Foi coincidência, não pense que andei a procurar palavras que principiassem pela mesma letra...
Explicação:
O trecho que apresenta uma oração subordinada adjetiva é: "Foi coincidência, não pense que andei a procurar palavras que principiassem pela mesma letra...".
Orações subordinadas são períodos que apresentam uso de conectivos (conjunções) para dar sentido à oração.
As orações subordinadas adjetivas podem se classificar em: restritivas ou explicativas.
As orações subordinadas adjetivas restritivas não fazem uso de vírgula, têm um sentido específico e não podem ser retiradas da oração sem comprometer o seu sentido.
Já as orações subordinadas adjetivas explicativas fazem uso da vírgula, não especificam, podem apresentar aposto e, quando removidas, não comprometem o sentido da oração.
Link: brainly.com.br/tarefa/143406