5] De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos individuos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo: a) Exteriores ao indivíduo, expressivos e generalizados. b) Generalizados, expressivos e naturais. c) Exteriores ao individuo, coercitivos e generalizados. 1) Coercitivos, naturais e expressivOS. )
Respostas
Resposta:
Acredito que seja a alternativa:
C-) Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados.
Explicação:
Durkheim não era um sociólogo que abraçava as especificidades da vida individual social, para ele, a própria sociedade era, "um tipo de", organismo vivo e mútuo (toda a cadeia de produção, troca, compra, era, para ele, uma relação necessária para a subsistência da sociedade - ou algo assim).
Sobre a alternativa: Ele acreditava que a Sociologia, o estudo das sociedades, deveria realizar estudos que partiam do coletivo para o fato social, tal como as ações sociais, a língua, a moral, o Estado. Sendo, resumindo bem, os fatos sociais exteriores ao indivíduo, uma vez que os fatos sociais não dependiam do indivíduo para existir. Coercitivos, partindo da ideia de que se o indivíduo negasse o seu papel social, seria punido. Generalizado, uma vez que existem muitas pessoas na sociedade e os fatos sociais atingiam a cada uma delas.
Parece fazer sentido, mas, olhando por um viés diferente, algumas postulações de Durkheim chegam a ser bem problemáticas... Isso não tira o caráter e a importância que ele teve para o desenvolvimento dos estudos da sociedade e para o desenvolvimento de teorias posteriores que nos ajudaram a enxergar o mundo.
Espero ter-lhe ajudado!
Boa sorte com os estudos!