Com base nesse texto, as comunidades quilombolas, ao longo da Ditadura Civil-Militar no Brasil, associaram sua luta aos direitos de setores da elite social. Mobilizaram sua luta em função de seus direitos culturais e territoriais. Organizaram ofensivas armadas e urbanas ao governo vigente. Restabeleceram limites territoriais invadidos em tempos passados.
Respostas
Resposta:
(B) mobilizaram sua luta em função de seus direitos culturais e territoriais.
Explicação:
Que os movimentos negros apurem onde existem terras ocupadas por comunidades negras e providenciem, por meios legais, a aplicação da usucapião das terras.” [...]. Ou seja, no contexto da democratização brasileira pelo retorno do estado de direito, a agenda dos movimentos sociais incorporou à pauta do movimento negro a necessidade de regularização das terras ocupadas por comunidades negras, evitando o processo de sua expulsão. Essa luta redundou, após avanços e recuos, num artigo da Constituição Federal de 1988 [...].
Quilombos eram bandos, ou seja, uma comunidade de escravos fugitivos, que viviam juntos, a fim de se oporem ao poder português e continuaram resistindo à violência militar na época do regime militar (B).
Os quilombos representavam força e luta, pelo fato dos escravos terem sido trazidos ao Brasil sem consentirem, sendo tirados da sua terra, da sua cultura e família, por sofrerem violência física e psicológica e não terem autonomia.
Zumbi dos Palmares é uma personagem importantíssima para o Dia da Consciência Negra.
Foi o último comandante do grupo Quilombo dos Palmares e foi um escravo fugitivo que entrou para o grupo com o objetivo de lutar contra a escravidão e a monopolização dos portugueses na vida dos escravos. Resistiu e lutou para que a escravidão acabasse e o povo africano fosse livre de fato.
Link: brainly.com.br/tarefa/7230722