Balaiada (1838-1841) – Revolta popular no Maranhão
[...] As camadas sociais que mais sofriam com a situação eram os trabalhadores livres, camponeses, vaqueiros, sertanejos e escravos. A miséria, a fome, a escravidão e os maus tratos constituíram os principais fatores de descontentamento popular que motivou a mobilização dessas camadas sociais para a luta contra as injustiças sociais.
A classe média maranhense estava insatisfeita politicamente. Havia aderido aos princípios liberais de organização política, muito difundidos na época pelos opositores da monarquia e adeptos do republicanismo. [...]
Mesmo sem ter sido cuidadosamente preparada e possuir um projeto político definido, a Balaiada eclodiu em 1838. Os balaios conseguiram tomar a cidade de Caxias, uma das mais importantes do Maranhão, em 1839. Organizaram um governo provisório que adotou algumas medidas de grande repercussão política, como a decretação do fim da Guarda Nacional e a expulsão dos portugueses residentes na cidade. [...]
CANCIAN, Renato. Balaiada (1838-1841) – Revolta popular no Maranhão. Uol, s.d. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2021. Fragmento.
Com base nesse texto, quais são os principais fatores que desencadearam a Balaiada?
Apoio político à monarquia.
Desigualdade e opressão social.
Incentivo à abolição da escravidão.
Intolerância e preconceito religioso.
kauetibia23:
letra B
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
B) Desigualdade e opressão social
Explicação:
As camadas sociais que mais sofriam com a situação eram os trabalhadores livres, camponeses, vaqueiros, sertanejos e escravos. A miséria, a fome, a escravidão e os maus tratos constituíram os principais fatores de descontentamento popular que motivou a mobilização dessas camadas sociais para a luta contra as injustiças sociais.
respondido por:
8
Resposta:
Letra (B)
Explicação:
As camadas sociais que mais sofriam com a situação eram os trabalhadores livres, camponeses, vaqueiros, sertanejos e escravos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás