ATIVIDADES:
1. Em que medida a família influencia na escolha da religião?
2. A liberdade de escolha religiosa entre os jovens pode levar a uma opção de interesse e não de compromisso?
3. Em que medida e em que oportunidade os jovens estão estudando e debatendo a questão religiosa para uma opção consciente e fundamentada?
4. Escreva perguntas e curiosidades que você tem sobre religião:
Respostas
Resposta:
1-Totalmente, a família tem total influencia na escolha da religião, muitas vezes por uma pessoa pertencer a uma família que é católica ela segue a mesma religião, por vê a família seguindo aquela religião , a família é o maior exemplo de uma criança/adolescente e logicamente ele(a) irá se espelhar no exemplo que tem.
2-Sim.Os jovens muitas vezes por terem a liberdade nesse quesito e por terem curiosidade vão experimentar aquilo, para saber se concordam ou não, e se deixam levar pela curiosidade, porém existem SIM jovens que procuram sim, ter compromisso com uma religião.
3-Quase sempre.
4-Quais são os objetivos de cada religião?Pq os católicos acreditam em santos?
Resposta:
1. A família é o primeiro grupo social que o indivíduo é inserido e o primeiro lugar onde ele adquire conhecimentos para a convivência na sociedade, sendo assim a família pode influenciar muito na escolha da religião visto que no início a criança não tem consciência e nem poder de escolha.
2. Conforme o jovem adquire conhecimentos e consciência ele tem a possibilidade de escolher qual religião seguir, na qual simpatiza mais. O interesse e compromisso são relativos, depende do indivíduo e sua motivação
3.Os jovens em expressiva quantidade possuem uma religião, crença ou pertencem a uma organização religiosa, mas estar debatendo o assunto sobre questões religiosas percebe-se no cotidiano em público é muito pouco visto essa prática pelo jovem, pois há o receio do bullying que, infelizmente são os próprios colegas que aderem a esse preconceito. No entanto os jovens discutem sim, em sala de aula nas aulas educação religiosa, nas aulas de sociologia, psicologia, nos encontros de jovens que várias instituições possuem para essa finalidade. Muitos buscam as redes de bate papo.
Mas, também podemos citar que a maioria dos jovens não estão alheios a religiosidade, não, pois encontra-se significativa parcela de famílias que ainda conseguem reunir a família para ler a Bíblia e fazer uma reflexão.
Os valores são ensinados no seio do lar e com certeza levaram para a vida quando construírem a sua família.
4)1. para você, o que significa “ser religiosa”?como você definiria uma “pessoa religiosa”?
2. uma pessoa agnóstica, que não acredita em nada metafísico ou sobrenatural, em nenhuma consciência sobre humana ou força superior… essa pessoa poderia ser uma pessoa religiosa, de acordo com a sua definição?
3.uma pessoa que frequenta um templo religioso todos os dias, para o qual doa mensalmente parte de sua renda, onde trabalha de voluntária na limpeza e na manutenção, onde estuda e pratica e vivencia a tradição religiosa à qual o templo pertence… essa pessoa poderia ser uma pessoa religiosa, de acordo com a sua definição?
4. se eu afirmar que as pessoas 2 e 3, na verdade, são a mesma pessoa… ela é religiosa ou não-religiosa, de acordo com a sua definição?
Curiodidades:
1 – A primeira nação do mundo a adotar o cristianismo como religião oficial foi a Armênia, no ano de 301.
2 – A maioria dos estudiosos acredita que Jesus Cristo jamais pensou que acabaria criando uma nova religião. Ele provavelmente apenas queria propor reformas para o judaísmo.
3 – Existe uma religião na Suécia conhecida como “Compartilhamento de Arquivos” e que tem como símbolos sagrados o CTRL+C e o CTRL+V
4 – A crença mais adotada como “religião oficial” no mundo é o islamismo, sendo praticada em 27 países.
4 – Sabia que o livro favorito de Isaac Newton era a Bíblia? Aliás, sua paixão pela religião era tanta, que o brilhante britânico escreveu mais sobre esse tema do que sobre ciência ou matemática.
Explicação: