As descobertas de Planck abriram caminho para a descoberta do fóton. Um fóton é a partícula elementar, ou quantum, da luz. [...] Quando um fóton é absorvido, sua energia é transferida para tal átomo ou molécula. Como a energia é quantizada, toda a energia do fóton é transferida (lembre-se de que não é possível transferir frações de quanta, que são os menores “pacotes individuais de energia” possíveis). O inverso deste processo também é verdadeiro. Quando um átomo ou molécula perde energia, ele(a) emite um fóton que carrega uma energia exatamente igual à perda de energia do átomo ou molécula.
Nesse texto, o valor da energia emitida por um átomo ou molécula é dado pela expressão
E=32nRTE=32nRT.
E=mv22E=mv22.
E=hvE=hv.
E=mc2E=mc2.
E=mghE=mgh.
Respostas
Resposta:
Alternativa C) E = hv
Explicação:
Abra o link: (Observação: Quando estiver com dúvidas nas alternativas abra os links que possuem os textos completos, assim você conseguirá achar as respostas mais fáceis.)
Resposta:
O valor da energia emitida por um átomo ou molécula é dado pela expressão apresentada na:
Alternativa D = E=mc²
Explicação:
Energia é a capacidade dos corpos de trabalhar e produzir mudanças em si mesmos ou em outros corpos. Ela é calculada em base á massa do corpo e a velocidade da luz.
A equivalência entre massa e energia é estabelecida pela expressão da teoria da relatividade. Assim, a energia é igual à massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado:
Essa equação é válida no contexto da relatividade especial, se aplica a todos os objetos dentro de um espaço-tempo plano (ou assintoticamente plano).