Respostas
Resposta:
Seres unicelulares são seres que tem apenas uma célula e seres multicelulares são seres que possuem mais de uma célula. São exemplos de seres unicelulares as algas e os protozoários. Já os seres multicelulares, os animais e as plantas.
Explicação:
Em resumo: os seres unicelulares são aqueles organismos formados por apenas uma única célula e os multicelulares são aqueles formados por mais de uma célula.
Os seres são formados por células, com exceção dos vírus, que são organismos acelulares. Essas células podem estar em grupo ou isoladas. As células desempenham importantes funções para a manutenção da vida dos seres vivos e a quantidade de células em cada organismo é o critério para a sua classificação como unicelulares e multicelulares.
Os unicelulares tem apenas um célula, essa única célula não precisa de outras para sobreviver, sendo capaz de garantir sozinha a sua manutenção. A maioria dos unicelulares tem reprodução assexuada, um único organismo produz descendentes, por exemplo, as bactérias, quando se observa cissiparidade. Eles podem ser procariontes ou eucariontes. O procarionte é aquele que tem material genético disperso no citoplasma, não possuindo, portanto, núcleo verdadeiro. Os eucariontes tem material genético envolvido por uma membrana dupla, a membrana celular, como os protozoários.
Os multicelulares possuem uma grande variedade de células que atuam em conjunto para garantir a sobrevivência do ser vivo. Os organismos multiceluares são eucariontes e podem ser autotróficos e heterotróficos. Entre a reprodução, os multicelulares podem apresentar reprodução sexuada, como o ser humano, ou assexuada, como as abelhas que se reproduzem por partenogênese.