01-Como a tecnologia tem ajudado os museus?
02-Qual a importância e impacto dos museus usarem novas tecnologias?
03-Qual a importância da tecnologia na disseminação das produções artísticas dos museus?
04-Qual a finalidade dos recursos tecnológicos dentro dos museus?
05-Como a arte e a tecnologia estreitaram vínculos nessa pandemia?
06-Como os museus podem invar na arte e na tecnologia?
07-Qual a principal tendência motivadora dos museus no futuro?
08-Qual a importância de um museu digital?
09-Como os museus podem usar a tecnologia para alcançar um público global mais amplo que não podem visitar fisicamente um museu?
Respostas
01. A troca de experiências entre os museus e seus profissionais, a divulgação de eventos, a digitalização, organização e disseminação das informações sobre os acervos por meio de banco/base de dados disponíveis via web são exemplos de como as tecnologias poderão facilitar a construção de uma nova forma de trabalhar com os museus e seus conteúdos.
02. Diferentes recursos tecnológicos oferecem possibilidades de interação e educação nunca encontradas antes na história. E, com a realidade virtual e o 3d, é possível resgatar territórios, espaços e obras que se perderam ao longo da história, aumentando o repertório dos museus e o acesso à cultura.
03. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC's) apropriada pela arte e pela arquitetura pode ser determinante para a criação de museus que sejam capazes de oferecer novas maneiras de interação com a informação e com o ambiente social e construído contemporâneo.
04. Os recursos tecnológicos apresentam a simulação como uma possibilidade de simular o objeto ou espaço museal que não existe fisicamente e difundir o objeto real de forma virtual, proporcionando o passeio virtual.
05. Nesta pandemia, a tecnologia se mostrou uma verdadeira aliada, uma vez que muitas coisas passaram a ser feitas apenas remotamente. A arte é uma área que já vinha sendo impactada pelas mudanças proporcionadas pela era digital, mas com a pandemia isso se intensificou.
06. Os museus podem ser compreendidos como emissores de conhecimento, e evidentemente, necessitam de comunicar com o público. Partindo deste fato, a aproximação entre acervo e público se faz cada vez mais imprescindível para uma instituição museológica, evidenciando seu caráter conectivo e de diálogo. Não obstante, as ferramentas tecnológicas hoje disponíveis fazem parte do cotidiano dos profissionais envolvidos com o museu.
07. No futuro, os museus continuarão a ser moldados por uma ampla variedade de tendências motivadoras, sendo o uso da tecnologia a principal delas. Novas tecnologias, a realidade aumentada, por exemplo, já estão mudando como e onde podemos ter experiências semelhantes a museus.
08. Os museus virtuais tem como maior objetivo o de preservar e divulgar a memória das instituições museais na internet. Ampliadas e amparadas pelas tecnologias digitais, estas propostas podem dialogar com as missões institucionais de promoção e alargamento do acesso à memória cultural, da qual os museus abrigam, ou seja, as dinâmicas de apresentação da informação nestes espaços devem explorar as potencialidades da comunicação interativa, aumentando a eficácia do fluxo informacional.
09. Na Internet é possível abrir mão da exposição tridimensional tradicionalmente usada pelos museus como forma de divulgação de seu acervo, criando novas perspectivas de apresentação do acervo. Além disso, a Internet possibilita visitas virtuais, podendo atrair mais público para a visita ‘real’. Ou seja, além de ser um cartão de visitas do museu, a Internet possibilita o acesso ao patrimônio de uma forma mais ampla.