• Matéria: Biologia
  • Autor: taynarafatimaalvesp
  • Perguntado 3 anos atrás

Até agora, considerava-se que os maiores emissores de enxofre, um componente da perigosa chuva ácida, eram as usinas elétricas movidas a carvão. Contudo, um estudo publicado hoje na revista científica Nature Geoscience aponta que o uso de fertilizantes e pesticidas em plantações ultrapassaram as usinas como maiores responsáveis pelo enxofre jogado na atmosfera.



Normalmente, essa substância é aplicada em terras para aumentar a produção e a saúde das colheitas. [...]



Embora ocorra em baixas doses de forma natural, a chuva ácida foi potencializada pelas atividades humanas [...].



Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2020. Fragmento.



O problema abordado nesse texto tem como consequência direta a

destruição da camada de ozônio.
diminuição da umidade do solo.
elevação da temperatura global.
modificação do ciclo da água.
mortandade de peixes.
CAEd Forms v8.4.4
Copyright 2020 CAEd UFJF. Todos os direito reservados.

Respostas

respondido por: marigiorgiani
0

O problema abordado nesse texto (a chuva ácida) tem como consequência direta a modificação do ciclo da água. Alternativa D.

A chuva ácida constitui-se em uma ocorrência de regiões próximas a emissores de gases tóxicos, em que se incluem o enxofre e o nitrogênio, ou seja, ocorre principalmente próximo a indústria, fábricas e lixões.

Essas partículas tóxicas ficam suspensas na atmosfera e são carregadas pela água da chuva, de forma que quando precipita temos a chuva ácida, que é uma precipitação de pH menor que 4,5. Como a água carrega essas partículas na atmosfera, elas não precipitam em cima de onde são emitidas.

Essa acidez é responsável por efeitos diversos na natureza - como a destruição de plantações, alterações no ciclo da água devido à acidificação e modificação dos solos, além de corroendo esculturas e construções no ambiente urbano.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/25172152

Anexos:
Perguntas similares