O storytelling pode ser utilizado nos ambientes corporativos, no mundo das marcas, e também nos pitchs de apresentação de empreendimentos. Isso faz sentido, pois as histórias têm poder de atração e de conexão, aumentando o engajamento da audiência. Com relação às propostas inovadoras trazidas em pitches de empreendedorismo, pode-se dizer que se deve contar histórias por três motivos. Marque a alternativa que traz os motivos de forma correta.
Respostas
Resposta:
LETRA B
Explicação:
Apresentar o novo, apresentar para investidores e motivar as pessoas.
Resposta:
B.
Apresentar o novo, apresentar para investidores e motivar as pessoas.
Explicação:
Apresentar o novo: as histórias podem fazer as altas gerências entenderem melhor as ideias centrais, para mais tarde trazer-se os detalhes, tangibilizando o intangível e criando valor.
Apresentar para investidores: aqui a história deve passar a ideia de criar valor para os clientes, apontando como monetizar o negócio, e ilustrar um modelo de negócios, servindo como exemplo.
Motivar as pessoas: quando se troca um modelo de negócio, se quebra um padrão; dessa forma, possivelmente as pessoas envolvidas criem resistência à mudança. Para criar conexão, motivação e fazer com que as pessoas assumam essa mudança, as histórias podem entrar em ação. As histórias ganham da lógica nesse caso, pois a emoção perpassa o conteúdo a ser explicado (OSTERWALDER, 2011).
Não está correto utilizar o pinch de storytelling para entreter, nem para criar novos relacionamentos, nem para desinibir. O uso é estratégico para melhor assimilação e apresentação das ideias.