De acordo com o seu conhecimento sobre Socialização Primária e Socialização Secundária e as informações observadas por você no atendimento, escreva seu relatório sobre a realidade de socialização de Ricardo, que deverá compor o planejamento da intervenção no seu cumprimento da medida socioeducativa.
Respostas
Resposta:
O indivíduo, desde o nascimento, aprende normas e valores para viver em determinadas sociedades. Durante a infância, ocorre o que se chama de Socialização Primária. Nela, a criança aprende e internaliza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos de comportamento do grupo a que pertence. Então, esse tipo de socialização é essencial para o indivíduo, pois deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o seu primeiro mundo. A partir da adolescência, ocorre a Socialização Secundária, que introduz os indivíduos em novos setores no mundo objetivo da sociedade (a escola, os grupos de amigos, o trabalho etc.), havendo uma percepção das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam no indivíduo. Conforme os indivíduos se inserem em novos grupos, vão definindo diversos papéis na sociedade.Imagine que você, Assistente Social, recebe no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por determinação judicial, Ricardo, acompanhado de sua família. Ele tem 15 anos e foi pego roubando, em flagrante.De acordo com o seu conhecimento sobre Socialização Primária e Socialização Secundária e as informações observadas por você no atendimento, escreva seu relatório sobre a realidade de socialização de Ricardo, que deverá compor o planejamento da intervenção no seu cumprimento da medida socioeducativa.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO TENHA UM OTIMO DIA
Resposta:
O Assistente Social deverá levar em consideração as instituições que fazem parte da vida de Ricardo (família, escola, comunidade em que vive). Deverá compreender como essas instituições se manifestam no cotiano de Ricardo, pois, sabendo de que forma se deu sua socialização e em qual contexto, o planejamento da intervenção será mais adequado e, assim, essa intervenção contribuirá para uma mudança de atitude para além do cumprimento da medida socioeducativa.
Explicação: