De que forma a campanha Setembro Amarelo e nós podemos ajudar e fazer diferença na vida das pessoas?
Respostas
Mostrando que não se deve zombar da forte e perigosa depressão, se deve tratar com respeitou e seriedade, começando com uma simples conversa, até mesmo um "Olá, como vai?", pode ajudar alguém.
Resposta:
O principal objetivo do Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.
A campanha visa trazer informação para a população, disponibilizando diversos materiais gratuitos pela internet, entrevistas para canais de comunicação. Esses materiais tratam desde dados sobre o suicídio até as formas de como abordar esse tema e identificar pessoas que precisam de ajuda.
O suicídio é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.
É por isso que “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.
A campanha Setembro Amarelo estreou no país, em 2014, com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e, desde então, atividades de conscientização são realizadas em todo o território nacional.
Segundo dados da ABP, 17% das pessoas no Brasil já pensaram em tirar a própria vida em algum momento. Isso é mais comum do que parece.
O suicídio não escolhe faixa etária, classe social e gênero. Começa com pensamentos e pode terminar em uma tragédia irreparável. Por isso, procurar ajuda é o primeiro passo para evitar problemas maiores e entender que a vida sempre vale à pena.