Trecho 1 "O católico deve agir em político, não só no sentido de promover o bem comum, como ainda para obter que o Estado reconheça à Igreja [Católica] a qualidade entidade de direito público (...) e munida de todas as prerrogativas que lhe competem como única Igreja verdadeira." Trecho 2 "A existência de classes sociais é, pois, condição para a prática da virtude e da humildade. Quanto à preferência pelos fracos e pelos pequenos, seria impossível numa sociedade em que todos fossem iguais." (Dom Antônio de Castro Mayer. Carta Pastoral Catecismo de verdades oportunas que se opõem a erros contemporâneos, 1953.) Ambos os trechos pertencem a uma Carta Pastoral de 1953 escrita por Dom Antônio de Castro Mayer, bispo de Campos dos Goytacazes entre 1946 e 1981. O bispo compunha um setor da Igreja Católica denominado tradicionalismo católico, que apoiou o golpe civil-militar de 1964. Cada um dos trechos faz referência a um elemento do pensamento conservador brasileiro daquele período. São esses, respectivamente:
A - defesa da Igreja Católica como referência moral, mas restrita ao espaço da religião; e defesa da existência de diferentes classes sociais como condição para prática da humildade.
B - defesa da Igreja Católica como bússola moral da sociedade, devendo determinar as ações do Estado; e defesa da desigualdade como condição para a prática da caridade.
C - defesa da separação entre Igreja e Estado; e defesa da desigualdade como condição para a prática da caridade.
D - defesa da Igreja Católica como coluna vertebral da sociedade moderna; e defesa da igualdade econômica entre os brasileiros.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Letra (B)
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás