questão 11
O etanol puro e com temperatura próxima aos 25 ºC possui densidade de 0,789 g/cm3 , o que significa que cada centímetro cúbico de etanol tem massa de 0,789 g.
Esses valores mudam de acordo com a mistura e com a temperatura em que ele se encontra. A densidade do etanol combustível, por exemplo, varia entre 0,82 e 0,88 g/cm3 .
Observe o gráfico a seguir, que mostra a relação entre a massa e o volume de uma certa amostra de etanol.
A partir do gráfico de massa X volume apresentado, determine a densidade da amostra de etanol em questão.
A
0,82 g/cm3
B
0,85 g/cm3
C
0,88 g/cm3
D
1,17 g/cm3
Respostas
Resposta:
letra b 0,85 g/cm3
Explicação:
é só dividir 8,50 por 10 ou 4,25 por 5
Observando o gráfico a seguir, que mostra a relação entre a massa e o volume de uma certa amostra de etanol, pode-se afirmar que a alternativa que contém corretamente a densidade dessa amostra é: letra b).
Analisando-se o gráfico presente no enunciado, pode-se perceber que ele se trata de uma função do primeiro grau, visto que consiste em uma reta.
Por ser uma função do primeiro grau, os valores presentes nesse gráfico são sempre proporcionais entre si, de modo que, para cada ponto da reta, a relação entre o valor do eixo y e o valor do eixo x é uma constante.
Assim, para se calcular a densidade da amostra de etanol, basta escolher um ponto na reta e dividir o valor da coordenada y (massa do etanol) pelo valor da coordenada x (volume).
Dessa forma, observando-se os valores presentes no gráfico, o aluno tem duas possibilidades: dividir 4,5 por 5, ou dividir 8,5 por 10. Em ambos os casos, o resultado é o mesmo:
Para saber mais sobre função do primeiro grau, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/43153600