• Matéria: ENEM
  • Autor: EvaldoJunior8037
  • Perguntado 3 anos atrás

Desde 1903, clone é definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e são idênticos à matriz original. Considere os seguintes seres vivos:

I. uma roseira, produzida a partir de uma muda é exatamente igual à planta mãe que lhe deu origem;

II. dois gêmeos dizigóticos ou fraternos provenientes de duas células-ovo ou zigotos diferentes (figura 3);

III. dois gêmeos idênticos ou monozigóticos, provenientes de uma mesma célula-ovo ou zigoto que se divide em duas iguais (figura 4).

De acordo com a definição anterior, podemos dizer que são clones:
a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas II e III.
d) I, II, III.
e) nenhum deles.

#LivroDoEstudanteENCCEJA

Respostas

respondido por: marigiorgiani
0

De acordo com a definição apresentada, são clones os seres I (roseira proveniente da muda) e o III (gêmeos monozigóticos). Alternativa B.

O exemplo II não é clone porque os gêmeos dizigóticos se originam de fecundações diferentes, ou seja, são dois espermatozoides que fecundam dois ovócitos diferentes.

Nesse processo há a formação de dois embriões a partir de duas fecundações independentes, originando os gêmeos bivitelinos. Como eles originam de fecundações diferentes, eles terão fenótipos diferentes e nem sempre serão do mesmo sexo. É como se fossem dois irmãos como é comum na sociedade, porém que por alguma coincidência foram formados quase ao mesmo tempo.

Já o caso dos gêmeos monozigóticos (III), tem-se uma célula embrionária que durante o processo de mitose sofreu uma separação, gerando dois indivíduos idênticos.

A no caso da roseira (I), é um exemplo de clone porque foi feita uma divisão de um indivíduo "adulto", e a muda é idêntica à planta original.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/3142780

Anexos:
Perguntas similares